Pesquisar este blog

Troféu Odette Costa premia artistas e grupos destaques na promoção de Cultura em Araçatuba

Foto: Secretaria da Cultura
Aconteceu, na noite da última quarta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal, a entrega dos troféus da 14ª edição do Prêmio Odette Costa, que, desde 2004, reconhece os artistas e grupos artísticos/midiáticos que se destacaram na promoção de Cultura em Araçatuba.

O evento iniciou-se às 20h, com o discurso da secretária da Cultura Tieza. Ela falou sobre a importância dessa premiação. "É uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em nossa cidade." Ela ressaltou que o processo de seleção dos melhores é muito difícil, já que Araçatuba é um celeiro de artistas. "Vocês representam todos que colaboram para o fortalecimento da Cultura neste município. E nós agradecemos por essa disposição, porque sabemos da dificuldade que é fazer o que vocês fazem."
Foto: Secretaria da Cultura
Tieza também lembrou do papel de Odette Costa como professora e promotora cultural de Araçatuba. "Odette Costa foi uma mulher preciosíssima para que a cultura ganhasse força e visibilidade aqui. E é por isso que ela é, em todos os anos, homenageada através deste evento."

Após a secretária, fizeram o uso da palavra o vereador Márcio Saito, a vice-prefeita Edna Flor, o presidente da Câmara Rivael Papinha e o prefeito Dilador Borges.

A entrega dos troféus foi marcada por muita emoção. Todos os artistas fizeram questão de agradecer pela honraria e o apoio dos familiares e amigos.

Foto: Secretaria da Cultura
Após a premiação, Tieza fez uma homenagem especial a Maria Luzia Vilela, escritora já premiada em vários concursos. Ela recebeu flores e, em seu discurso, emocionou-se ao falar de sua gratidão pelo reconhecimento.

Para encerrar o evento, o grupo Correndo Atrás animou o público presente com apresentação musical.

Estiveram presentes o Chefe de Gabinete Deocleciano Borella Júnior e os secretários da Fazenda Josué Cardoso, do Planejamento Tadeu Consoni, do Esporte Omar Miquinioty, do meio Ambiente Petrônio Pereira Lima, de Administração Arnaldo Morandi, da Educação Silvana de Souza e Souza, da Saúde Carmem Guariente, de Assistência Social Maria Cristina e do Desenvolvimento Econômico, representado por Celso Gatto Júnior.

Veja mais fotos do evento na página da SMC no Facebook: Secretaria Municipal da Cultura de Araçatuba.

Confira as categorias e os vencedores de cada uma.

Categoria: Artes Cênicas
Premiado: Companhia do Blefe - grupo teatral que, desde abril de 2015, desenvolve trabalhos de pesquisa e criação, além da difusão do ofício teatral. 
Prêmio entregue a Mauro Júnior
Entregue por secretária da Cultura Tieza Lemos Marques

Categoria: Artes Populares
Premiado: Bon Odori - festa japonesa de celebração dos antepassados. Em Araçatuba, a comemoração chega aos 50 anos em 2017.
Prêmio entregue a Nelson  Abe
Entregue por vereador Márcio Saito

Categoria: Artes Visuais
Premiado: Márcia Porto - araçatubense mestre em Poéticas Visuais e que trabalha em painel na sede da Academia Araçatubense de Letras.
Prêmio entregue a Irany Del Nery, representando a artista
Entregue por secretária da Cultura Tieza Lemos Marques

Categoria: Áudio-visual
Premiado: Companhia do Blefe, pelo projeto Braseiro.
Prêmio entregue a Mauro Júnior
Entregue por presidente da Câmara Rivael Papinha

Categoria: Difusão da vida cultural
Premiado: caderno Vida, do jornal Folha da Região - o caderno destacou-se pela divulgação dos artistas, espetáculos, cursos e demais iniciativas que marcam a Cultura de Araçatuba.
Prêmio entregue a Ana Cristina Cenci
Entregue por vice-prefeita Edna Flor

Categoria: Entidade difusora/promotora de cultura
Premiado: Espaço Cultural Fábrica da Arte - o local tem contribuído, desde 2014, com a cultura araçatubense com mostras, workshops, espetáculos de música e dança e uma gama variada de eventos.
Prêmio entregue a Fernanda Russo
Entregue por prefeito Dilador Borges

Categoria: Literatura
Premiado: Rita Lavoyer - natural de Auriflama, adotou Araçatuba como sua há bastante tempo. Milita na causa antibullying e tem 10 livros publicados.
Prêmio entregue a Rita Lavoyer
Entregue por vereador Márcio Saito

Categoria: Memória
Premiado: Diogo Silva - professor de História que une o mundo acadêmico ao da cultura popular e que desenvolveu seu mestrado sobre a obra de Tião Carreiro, com o título "Comicidade e identidade na obra musical de Tião Carreiro: pagode de viola, cultura e identidade caipira no século XX".
Prêmio entregue a Diogo Silva
Entregue por presidente da Câmara Rivael Papinha

Categoria: Mídias Livres
Premiado: Clara Vanali e Natali Vanali - vencedoras do Rio WebFest 2016, com a série "Vidas em Transição". As mídias livres são importantes instrumentos para preservação da produção cultural. 
Prêmio entregue a Natali Vanali
Entregue por prefeito Dilador Borges

Categoria: Música
Premiado: Talita Rustichelli e Grupo Correndo Atrás - o grupo é formado por Ariane Bego, Henrique Pereira, Pepa e Leandro Guimarães, além de Talita. Já realizaram dois espetáculos sobre os 100 anos do samba, somando sempre talento e projeto de qualidade.
Prêmio entregue a Talita Rustichelli
Entregue por vice-prefeita Edna Flor

Categoria: Prêmio Especial
Premiado: Grupo Mancomunados - responsável pela formação de vários atores, atrizes, técnicos e produtores teatrais, o grupo faz apresentações pelo Brasil e já produziu mais de 20 espetáculos e recebeu mais de 130 prêmios. Mancomunados completa, em 2017, 25 anos de história.
Prêmio entregue a Denise Vaz
Entregue por prefeito Dilador Borges