Pesquisar este blog

Secretaria de Cultura participa de seminário em Votuporanga


A equipe da Secretaria Municipal da Cultura participa do seminário "Olhares da Gestão Cultural", que acontece nesta terça-feira (11), na cidade de Votuporanga.

O encontro é organizado pelas Oficinas Culturais e tem como objetivo "olhar a Cultura na perspectiva da gestão, um exercício contínuo para os agentes que atuam no meio cultural, pois exige grande capacidade de percepção e disposição para o diálogo. Ao trazer diferentes análises de profissionais e pesquisadores conceituados, o seminário “Olhares da Gestão Cultural” procura contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as questões que envolvem o universo da Cultura e para o compartilhamento de experiências na área. Nesta edição, serão abordados temas como a elaboração de projetos culturais, comunicação e captação de recursos".

As palestras serão proferidas por Daniele Torres e Nara Almeida. Daniele, museóloga pós-graduada em “História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial”, atuou em diferentes empresas e organizações sociais como produtora e gestora de espaços culturais. Foi gestora de patrocínios da Vale, coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN, e também consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015, foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. Atualmente, é diretora do Instituto AES, além de sócia das empresas Cultura e Mercado, e Companhia da Cultura.

Nara Almeida é graduada e mestranda em Comunicação pela USP. Possui especializações pela Syracuse University (EUA), CBL, além de extensões pela PUC-SP e pela Cátedra UNESCO Memorial. Foi gerente de Planejamento Estratégico e Relações Institucionais da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), coordenando Comitê e Seminários de Gestão de Cultural. Em 2015, foi eleita uma das 10 melhores jornalistas de Comunicação, Propaganda e Marketing pela votação popular do Prêmio Comunique-se. Atualmente é consultora, membro do Conselho Consultivo do Allied Minds, integra o grupo “Mulheres do Brasil” e conduz o Lab de Narrativas de Gêneros, do qual é fundadora.

Participam do encontro a secretária Tieza, Vanessa Manarelli, Íria Anhê e Salomé Macedo.

Programação do evento:
8h - Credenciamento e café da manhã regional 
8h45 - Abertura
9h - “Planejamento e elaboração de projetos”, palestra de Daniele Torres
11h15 - Cases e conversa com o público
12h - Almoço
13h30 - "Comunicação: fundamentos de marketing para projetos culturais", palestra de Nara Almeida
15h30 - "Captação de recursos: estratégias, abordagem, negociação e apresentação", palestra de Daniele Torres
17h30 - Conversa com o público