Pesquisar este blog

Exposição de Presépios no Museu Marechal Cândido Rondon

Leticia Prado

O Natal está chegando, e o Museu Marechal Cândido Rondon em parceria com Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon, em parceria com o Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis “Fernão Dias Paes” e com o artista plástico Araçatubense Júlio César Coelho, apresenta para a população a Exposição Presépios. São diversos modelos á ser exibido do dia 29 de novembro a 6 de janeiro. Escolas e entidades podem agendar visitas, através do numero de telefone do museu (18) 3625-3392, de segunda-feira das 14h às 17h e terça à sexta-Feira das 8h às 17h. Entrada gratuita e classificação livre.

Originado em 1223 por São Francisco de Assis, o presépio tem a simbologia de mostrar aos fiéis que o Senhor Jesus Cristo é tangível por meio de sinais e de gestos, antes de qualquer coisa, pelos sacramentos e acreditarem com os olhos do espírito na sua divindade, assim a cada dia quando vemos o pão e o vinho consagrados sobre o altar, acreditamos na presença do Senhor no meio de nós

Em noite de natal, Francisco fez uma pregação acerca do nascimento de Jesus e com autorização do papa decidiu montar um cenário, esse foi feito com a imagem do menino Jesus em um presépio de palha rodeado por um boi e um jumento vivos para tornar aquele momento tão importante também real.
No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.