Pesquisar este blog

Semana do Orgulho LGBTT acontece nesta sexta-feira em Araçatuba; Confira a programação


Pela primeira vez na cidade acontece a Semana do Orgulho LGBTT, que é uma comemoração ao dia Internacional do Orgulho LGBTT (28 de junho). Com realização da Comjuve (Conselho Municipal de Juventude) e parcerios o evento contará com programação fixa e itinerante com show, arte e performance. As apresentações serão realizadas nos dias 24 e 25 de junho (sexta-feira e sábado), ás 20h, no Teatro Castro Alves e no MAP (Museu de Artes Plásticas) que fica localizado na Rua Duque de Caxias, 29. Entrada Gratuita.

Em entrevista com Nandara Sakamoto (Presidente do Comjuve), ela relatou qual a mensagem que eles pretendem passar através da Semana do Orgulho LGBTT, quais medidas devem ser tomadas para o fim da homofobia e o público esperado.

Qual a mensagem que vocês desejam passar através da Semana do Orgulho LGBTT?

"A Semana do Orgulho LGBTT tem um papel essencial no termo de visibilidade. Como não temos recursos financeiros e tudo tem se realizado através de parcerias, o que queremos mesmo é fincar a bandeira e garantir que a comunidade LGBTT saia do armário a qual esta relegada, ainda mais, em uma cidade tão conservadora como a nossa. Por isso apostamos nas atividades culturais, que aparecem como forma atrativa de atrair a sociedade à participar do mundo LGBTT, que quase sempre fica restrito á espaços específicos na cidade", relatou Nandara.

Para o grupo, quais medidas devem ser tomadas para por um fim na homofobia?

"Essa pergunta é bem complexa, demanda uma reflexão sobre a forma como a sociedade ainda se organiza, baseada numa concepção machista, que coloca todos que não cumprem seu "papel social" numa situação de violência. Mas, acredito que uma medida inicial é abrir essa questão para a sociedade, visibilizar a comunidade e deixar que isso se torne um tabu. Abrir o diálogo nas escolas, nas famílias e em toda sociedade. Acho que o ponto inicial é apostar na educação, só ela pode inaugurar um debate claro e romper com o preconceito."

Nandara, quantas pessoas vocês esperam no evento?

É uma primeira edição, estamos mobilizando a comunidade LGBTT, mas queremos mais adesão da sociedade, mas, considerando o público da comunidade, cerca de 100 pessoas envolvidas nas atividades. Temos a exposição itinerante, que vai passar por vários espaços públicos talves, mais pessoas acabem se envolvendo!

Apresentação

24/06: Show de Drags, às 20h, no Teatro Castro Alves
24/06: Lançamento da Exposição Itinerante com 25 obras de artistas araçatubenses, juntamente com a apresentação da Árvore da Diversidade, no MAP (Museu de Artes Plásticas)
 

25/06: Show com a cantora Beatriz Costa, às 20h, no Teatro Castro Alves, oferecimento do Coletivo QQéIsso?

Para Mais informções clique aqui Semana do Orgulho LGBTT