Pesquisar este blog

Espetáculo teatral de bonecos no Teatro Paulo Alcides Jorge

O grupo Cia das cores trás para Araçatuba o espetáculo de bonecos Chiquinha Gonzaga a menina faceira. O evento acontece na próxima semana, nos dias 4 e 5 de junho, no Teatro Paulo Alcides Jorge que fica localizado na Rua Armando Sales s/n, ás 16h. Entrada franca.



Chiquinha Gonzaga a menina faceira é um espetáculo de teatro de bonecos que conta diversas facetas de Chiquinha Gonzaga, grande compositora, pianista e regente brasileira a partir da sua obra musical, na qual três vendedores de rua do começo do século20: o Aguadeiro, a Lamparineira e o Quitandeiro, acompanhados por um Pianeiro, encenam com bonecos situações pitorescas e inusitadas do universo da compositora, mostrando peripécias de sua infância, devaneios sobre sua vida e situações lúdicas de suas criações.  

Ao adentrar no universo de Chiquinha Gonzaga a Cia das Cores ressignifica o seu próprio nome, pois se depara com matizes de cores e sons vibrantes inspirados pela história dessa artista a frente de seu tempo, que foi símbolo de devoção, coragem e ruptura, pois sua música nos desafiou e impulsionou a criar um espetáculo sensível e criativo, com a potencialidade os bonecos, a versatilidade dos atores que transitam entre personagens, narradores e manipuladores, e um músico que na sua humilde excelência nos apresenta esse universo mágico. A peça traz a poesia do teatro de bonecos para compor um poema cênico onde crianças e adultos celebram Chiquinha Gonzaga, a menina, a mulher, a poesia, a música, a brincadeira, a história, o Brasil.     

A menina sensível, que viveu a música, mas muitas vezes não foi compreendida; a compositora e instrumentista que se consolidou como um dos piares da identidade cultural brasileira; a protagonista feminina, sendo a primeira mulher regente de uma orquestra no Brasil, a musicar peças de teatro, e a levar uma vida de autonomia pessoal, atrás de sua vocação; inovadora, quando compôs a primeira marchinha de carnaval.

A trilha sonora é composta pelas seguintes canções de Chiquinha Gonzaga: A menina faceira, Tim Tim, Água de vintém, Corta jaca, Atraente, Passos no choro, Sonhando, Sorte grande, Carijó, Não insista rapariga, Sou morena, Abre alas, Lua branca, Forrobodó e Fogo foguinho.    

Fonte: Governo do Estado de São Paulo