Pesquisar este blog

São Paulo celebra sua cultura tradicional em festival com 200 municípios


De 12 a 21 de setembro, o Revelando São Paulo Festival de Cultura Paulista tradicional comemora a 54.ª edição celebrando na capital paulista com grupos de comunidades tradicionais, artesanato, culinária, cortejos e carros de bois. Araçatuba estará presente com seu artesanato, representando o município.

O XVIII Festival da Cultura Paulista Tradicional tem previsão de reunir milhão de pessoas ao longo dos 10 dias de programação no Parque Vila Guilherme Trote, localizado na Zona Norte da Capital paulista.

Sempre associado à tecnologia e à modernidade, o Estado mais populoso do país é rico também em manifestações culturais tradicionais e religiosas. Do litoral ao Pontal do Paranapanema, todas as regiões paulistas mantêm vivos folguedos, danças, festivais, artesanato e culinária, cujas origens remontam à colonização do Brasil. Uma riqueza que esconde várias curiosidades.

O Revelando São Paulo tem como objetivo aproximar o público do diverso Patrimônio Imaterial da Cultura. É uma forma de divulgar estas manifestações e fortalecê-las, pois são praticadas por parte significativa da população como cultura viva.

ARTESANATO
O Pavilhão de artesanato apresenta uma mostra significativa do que é produzido pelas comunidades tradicionais em todo Estado. E o foco não esta apenas no produto mas também no produtor, que é detentor destes saberes e ofícios. São trançados, bordados, escultores, santeiros, rendeiras, ceramistas, todos produzindo e mostrando seus ofícios durante o Festival.

Araçatuba estará representada na categoria de artesanato da exposição, mostrando o trabalho das artistas locais e expondo o melhor desta arte, por meio da Associação dos Artesãos e da Secretaria Municipal de Cultura.

O Destaque deste ano fica para o espaço “Em torno do Barro”, que reúne 12 municípios e suas mestras e mestres tradicionais, que trabalham com barro que farão vivências e rodas de conversa.

SERVIÇO
XVIII Revelando São Paulo
Data: 12 a 21 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local - Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br
Ao vivo pela internet

twitter: @revelandosp   / facebook: revelandosaopaulo