Pesquisar este blog

Oficina Cultural Silvio Russo encerra programação do 3º trimestre


Após um trimestre com atividades voltadas para a comemoração de seu aniversário de sete anos na região de Araçatuba, a Oficina Cultural Silvio Russo encerra a programação realizada de julho a setembro com três atividades, nas áreas de Música, Artes Plásticas e Teatro.

No próximo dia 24, quarta-feira, o Grupo Fusa, de Bauru, apresenta a apreciação musical “MPB X Ditadura”. Em formato de programa de rádio, o repertório é composto por canções clássicas que desafiaram os generais-presidentes e denunciaram a censura, a tortura e todos os abusos contra a legalidade e direitos humanos durante os 21 anos de ditadura. O fio condutor da apresentação é a música brasileira: da busca pela beleza pura da Bossa Nova, passando pelo envolvimento social dos artistas da MPB e Tropicália, até os hinos de esperança cantados por nomes surgidos na década de 1970, que clamavam por um novo tempo e pela democracia no Brasil. O Grupo Fusa é formado por Norba Motta no violão, Denise Amaral nos vocais e Cláudia Paixão e Wellington Leite como os radialistas.

No dia 26, sexta-feira, René Ragi, artista plástico reconhecido internacionalmente e que reside em Araçatuba desde os anos 1980, apresenta mais uma série de seu consagrado estilo cubista, com a técnica óleo sobre tela. A exposição homônima possibilitará ao público conhecer as trinta obras criadas pelo artista durante sua utilização do espaço da Oficina Cultural Silvio Russo em 2014. Produzidos desde maio, os quadros abordam a música como essência da vida e a arte como reflexo sensorial e figurativo do cotidiano. O lançamento, no dia 26, contará com coquetel especial aberto ao público. A exposição estará disponível para visitação até o dia 10 de outubro.


E para encerrar a programação, no dia 27, sábado, no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, será apresentado o espetáculo para todas as idades “Balas e Bombas de Chocolate”, da Cia. Teatro de Coroas, de Valparaíso. O texto é uma adaptação da obra “As Mil e Uma Faces da Violência”, do dramaturgo araçatubense Laerte Silva Junior. Através do clown, o espetáculo aborda os tipos de violência e preconceitos, sob uma ótica cômica das situações cotidianas. Fundada em 2012, a companhia, dirigida por Fabricio Samuel, dedica-se a pesquisas, oficinas e experimentos cênicos. Seu segundo trabalho, o espetáculo “Balas e Bombas de Chocolate”, orientado pelo Projeto Ademar Guerra em 2013 e 2014, possui uma trajetória de 15 apresentações e está prestes a iniciar circulação em seis cidades de sua região.

A Oficina Cultural Silvio Russo, espaço cultural do Governo de São Paulo administrado em parceria com a Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura, foi fundada em 12 de setembro de 2007, atendendo, desde então, os 43 municípios de sua região administrativa. Das 22 Oficinas Culturais, sete estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba). Além da Oficina Cultural Metropolitana, que atua de maneira itinerante e simultânea nos municípios de Região Metropolitana do Estado. Em cada unidade são realizadas atividades gratuitas de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

SERVIÇO
Apreciação Musical: MPB X Ditadura
24/9 – quarta-feira – 20h
Classificação: livre
50 lugares

Exposição René Ragi
26/9 – sexta-feira – 20h
Classificação: livre

Espetáculo: “Balas e Bombas de Chocolate”
27/9 – sábado – 20h30
Classificação: Livre
200 lugares
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge: Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº – Bairro Bandeiras

Telefone: (18) 3625-5357 / 3441-1488
silviorusso@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=21

facebook.com/OCSilvioRusso