Pesquisar este blog

AGENDA CULTURAL - JULHO 2014

14, 21 e 28/07– segundas-feiras – Teatro Paulo Alcides Jorge
Show Musical – Segunda Gospel
19h     Gratuito    Indicação: a partir de 14 anos
Info: Paulo Skalla – 9-9634-1771



Encontros e Debates
COSMOS XIII
Uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no universo, através de temas educativos que contribuem para a formação da cidadania.
De 21 a 25 de julho de 2014
Teatro Castro Alves - Araçatuba

Abertura
21/07 - segunda
19h
espetáculo
Forças Deste Mundo
Grupo Mad Science (São Paulo – SP)
Uma jornada pelo mundo Newton e as 3 leis do movimento. A plateia se encantará com a queda do ovo em inércia, a plataforma do movimento angular e se surpreenderá com um modo muito especial de arrumar a mesa de um restaurante maluco. Com o grupo Mad Science de São Paulo





20h30
Bate papo
Dener Felipe Pereira da Silva (Araçatuba – SP)
INAPE: Uma criação de visão expansiva.
Criado em 1996, após um grupo de aficionados por astronomia se reunirem com objetivos certeiros em relação à divulgação e busca incessante de conhecimentos sobre os confins do Universo, o INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais), situado na cidade de Araçatuba/SP, vem fazendo cada vez mais por essa ciência. Um discorrer sobre essa história nas palavras de um de seus diretores.

21h
palestra
Astronomia no ensino médio: compreendendo detalhes do movimento aparente das estrelas com um miniplanetário
Demetrius Leão (DF)
Nessa exposição será apresentado o miniplanetário (MP), material didático empregado para o Ensino e Divulgação de Astronomia, bem como discutir parte dos resultados obtidos com a intervenção feita como projeto da dissertação de mestrado do autor com alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada do Distrito Federal (Brasília, Brasil)


22/07 - terça
19h
palestra
Ocultações astronômicas",                                                                                                                                               
Breno Loureiro Giacchini (BH-MG)
Informações  sobre regiões distantes do Sistema Solar e ocultações envolvendo astros do Sistema Solar.  E orientações sobre a observação de uma ocultação,  dispondo de um simples binóculo.                    


21h
palestra
Meteoritos: do gênese ao apocalipse.
Maria Elisabeth Zucolotto (Rio de Janeiro)
Uma descrição dos meteoritos. Meteoritos na lenda e na história da astronomia mundial.


23/07 - quarta
19h
palestra
Matéria Escura
Eduardo Couto e Silva (Brasília-DF)
Essa palestra será dedicada ao que hoje chamamos de matéria escura. Apresentação de alguns experimentos sofisticados em laboratórios subterrâneos e em satélites espaciais desenhados para detectar e estudar as propriedades da matéria escura.

21h
palestra
Neurociência e Ufologia : a interferência  alienígena no cérebro humano
Gilda Moura (Rio de Janeiro – RJ)
A evolução da consciência humana partindo das experiências vivenciadas pela palestrante e pelos contatados/abduzidos.


24/07 - quinta
19h
O Mistério da Apollo 20 (EBE- Mona Lisa)
Gener Silva ( Araçatuba – SP)
Em 16 de agosto de 1976, uma missão de caráter Ultra-Secreta Americano-Soviético ( apollo 20) voltou a Lua depois de 4 anos do fim da ultima Missão Apollo 17, que foi a ultima missão oficial da série Apollo, sua tarefa foi a de explorar uma gigantesca nave espacial extraterrestre acidentada no solo Lunar, justamente no lado oculto do nosso satélite. Essa nave tem as dimensões colossais de 3.370m de comprimento por 500m de altura. Os Soviéticos e os Americanos cooperando entre si desceram no local e filmaram e fotografaram tal ocorrência, inclusive, resgatando o corpo de uma alienígena ( EBE – Entidade Biológica Extraterrestre) que apelidaram de ‘Mona Lisa”, fantasticamente em perfeito estado de conservação...

21h
palestra
Analisando Casos que se tornaram Pilares da Ufologia Mundial
Wallacy Albino (Itanhaém – SP)
Uma abordagem criteriosa de alguns dos principais casos que marcaram a Ufologia durante as ultimas decadas. Casos que se tornaram clássicos devido as evidencias incontestáveis da presença alienígena em nosso planeta.


25/07 - sexta
19h
palestra
Impacto psicológico da presença dos UFOS na cultura ancestral
Ataide Ferreira (Várzea Grande - MT)
Uma palestra envolvente que perambula pelos enigmas camuflados nas antigas lendas e mitos dos povos brasileiros, especial atenção que se volta os mistérios da Serra do Roncador e Chapada dos Guimarães/MT.

21h
palestra
Ademar Gevaerd ( Curitiba – PR)
“A Ufologia e o futuro da vida na Terra”
Há mais de 60 anos, desde o surgimento em massa do Fenômeno UFO e a criação da Ufologia, o monitoramento da ação na Terra de outras espécies cósmicas tem nos mostrado um panorama futuro cada vez mais promissor, quando o homem terrestre deixará de sua atual condição para assumir uma cidadania universal.


Oficina
Fenômenos Espaciais
Uma oficina incrível, onde as crianças irão ver um cometa se formar diante de seus olhos e aprender sobre asteroides e cometas. Elas irão se divertir ao descobrir como diferenciar as luzes de um satélite e de uma aeronave.
Para até 30 crianças por oficina.
De 7 a 14 anos
Inscrições SESC  (18) 3608 5400

Gratuito