Pesquisar este blog

Acervo da biblioteca municipal poderá se acessado pela internet

Usuários poderão consultar se títulos estão disponíveis e até fazer reservas. Sistema também vai gerar multas por atraso

Desde a última quarta-feira (07), a Biblioteca Municipal "Rubens do Amaral" está fechada ao público para realizar um inventário de seu acervo. O atendimento ao público retorna a partir da próxima segunda-feira (19). O inventário servirá para facilitar o controle dos títulos disponíveis no acervo público. Além disso, um sistema de informatização e modernização da biblioteca está sendo finalizado. Todo o levantamento está sendo realizado pelos funcionários da biblioteca, que ao todo, mobilizam nove pessoas.


Todos os títulos da biblioteca passarão a ser disponibilizados via internet. O novo sistema vai viabilizar aos usuários, moradores e pessoas em qualquer canto do mundo, em seus computadores, smartphones e tabletes, a fazer consultas, reservar e renovar empréstimos. Assim, os usuários não precisarão se deslocar até à biblioteca somente para verificar a disponibilidade do título. O sistema estará disponível a partir da segunda quinzena de junho.


Segundo a responsável pela biblioteca, Tânia Capelari, a informatização do acervo é a "realização de um sonho". Para ela, além de facilitar o atendimento, esse processo de inventário será fundamental para a verificação de todos os títulos presentes. "Durante quase 10 anos não realizávamos este serviço. Com o tempo, alguns títulos foram extraviados e este inventário vai levantar esses números e nos dará um norte sobre o atual número do acervo", comenta Capelari.


NA INTERNET
A bibliotecária Renata Ribeiro explica o processo de informatização, frisando a facilidade que o novo serviço vai liberar. "Um usuário que pretende renovar seu livro, mas este já conta com reserva, receberá um aviso de que ele precisa fazer a devolução imediata", conta Renata. 

O usuário que também reservar um livro enquanto este estiver emprestado, receberá um email avisando quando ele já puder vir retirar o exemplar na biblioteca. O sistema gerará multa automaticamente, caso ocorram atrasos na devolução.

Tânia lembra que todos os títulos que entrarem no acervo a partir da informatização do sistema, entraram imediatamente no site. "É uma facilidade incrível para nós e para os usuários. Este programa vai permitir a qualquer pessoa no mundo a encontrar o título que precisa no nosso acervo"