Pesquisar este blog

Cinema:a arte das transformações


O Ponto MIS, programa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba promove nesta quarta-feira (09/04/2014), as partir das 19h, a Oficina "Cinema: Arte das Transformações", no teatro municipal Paulo Alcides Jorge (teatro da biblioteca). A oficina é gratuita e será ministrada por Cássio Starling.

A atividade visa apresentar o impacto das mutações técnicas desde o nascimento do cinema: das imagens em movimento que anunciaram a invenção do cinematógrafo no século 19, ao 3D e ao digital, que reinventam o modo de fazer e ver filmes no século 21. Esta viagem no tempo mostrará como o movimento, as cores, o som, a fotografia e os computadores modificaram a aparência e o sentido do que, mesmo assim, continuamos chamando de "cinema". Por meio da apresentação de fragmentos de filmes de todas as
épocas, os participantes entenderão como o cinema se transformou e inventou seu futuro.

Os interessados devem ter acima de 14 anos e realizar as inscrições na biblioteca municipal Rubens do Amaral, ou ligar para o jornalista Sirlei Nogueira, voluntário do Ponto Mis em Araçatuba: 18 99788 4684. Se sobrar vagas, as pessoas que comparecem 10 minutos antes do início da oficina, poderá fazer sua inscrição.


Cássio Starling Carlos é crítico, curador, pesquisador e professor de história do audiovisual. Como crítico, colabora regularmente para o jornal Folha de S. Paulo. Integra o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes, da CineOP e da CineBH. É organizador, editor e autor das coleções Folha Clássicos do Cinema (2009), Folha Cine Europeu (2011) e Folha Charles Chaplin (2012) e autor do livro "Em Tempo Real" (Ed. Alameda, 2006) sobre narrativas de séries de TV.