Pesquisar este blog

Agenda Cultura – Maio de 2014

01 a 04/05 – Teatro Castro Alves
CENATA 2014 – FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE ARAÇATUBA

01/05 – quinta-feira – 20h
01 - “PATTY DIPHUSA” – Teatro Colaborativo: Os Mundanos - 17 minutos – Melodrama – 18 anos – Penápolis/SP
Utlizando-se da primeira pessoa do singular em caixa alta, “EU”, Patty Diphusa se personifica como espelho multiplicador das intensas personagens/faces femininas de Almodóvar. Expande esta condição, tornando-se MULHER adjetivada anacronicamente pelo aspecto masculino dominante, de postura anti-heroica. Seja em pinceladas barrocas, melodramáticas, orgânicas ou caricaturais, têm-se Patty universalizada, como uma centelha colorida que nos constitui.  

02 – “Mais Um e Bob” – Rafael Gatto - 20 minutos – Tragicomédia – Classificação Livre – Londrina/PR
Apenas mais uma pessoa que possui uma rotina e ao mesmo tempo não. Agita-se com suas lembranças e imaginações. Ama e odeia Bob. Algumas vezes sente vontade de ser Bob. A morte, a angústia e a felicidade caminham ao seu lado. Deixe seus rótulos em casa.

03 – “Aboio” – Cianexos – 20 minutos – Drama - 14 anos - Marília/SP
Um grupo de retirantes faz sua caminhada rumo à cidade grande. Depois de muito tempo e sofrimento, são recebidos por uma pessoa calejada que os aconselha a se despirem de sua cultura e reinventarem suas vidas nesse novo cenário. Para isso, terão que criar jeitos e histórias capazes de encantar, enganar e convencer que têm competência para ganhar a vida.

04 – “Colapso” – Ana Gobbi – 20 minutos - Tragicomédia – 10 anos – Curitiba/PR
Duas cadeiras, duas atrizes, cinco vidas, e a morte. Colapso é o momento que ainda não passou, é a certeza de que não há nada ali que sobreviva à morte. É um soco no estômago que a própria vida causa. A tragicomédia vem junto, pois o cômico vem do trágico. Rir por fora talvez é chorar por dentro. Colapso é essa verdade desmascarada, nua e crua. Aceita esse encontro?

05 - “Tragédia: Samba, Ciúme e Veneno” – Cia. Por Volta de Logo Depois - 20 minutos – Tragédia – 14 anos  - Piracicaba/SP
Em cena, a angústia de Joana, uma mulher abandonada por seu grande amor, Jasão, um sambista de sucesso prestes a se casar com a filha do rico Creonte, proprietário do conjunto habitacional onde moram e da gravadora que lança Jasão e seu samba “Gota D’Água”. Uma tragédia sobre o ciúme e suas consequências.

06 – “Little Boy – ação #001” - Jameson’s Company – 20 minutos – Tragicomédia – 12 anos – Londrina/PR
Como se preparar? Fugir ou enfrentar? Dar vida ou acabar com ela? “Little Boy” abriga estratégias minuciosas. Atenção! Prepare-se para ser bombardeado por partículas subatômicas de urânio enriquecido. Essa perigosa e silenciosa radiação provocou danos irreversíveis ao genoma de uma família da cidade de Paris, na França. Sustente a cabeça e comece a andar. Perceba que estes pés que perpassam sucumbiram. Podem jazer ali, imóveis, no entanto preparam-se em seus esconderijos equipados de esperança. Activer la bombe!
Ao final das apresentações, haverá bate-papo entre a Comissão Julgadora e os grupos participantes do dia.

02/05 – sexta-feira – 20h – Teatro Castro Alves
01 – “Números” – Cia. Os Palhaços de Rua – 17 minutos – Comédia – Classicação Livre – Londrina/PR
Na preparação do palco para um grande show que acontecerá em minutos, Turino tenta organizar tudo para que o artista da noite se apresente como programado. Em meio a preparação, surge no palco o perdido Batata Doce, que ao ver tudo pronto, resolve se apresentar. Com o artista da noite no palco, Turino resolve assistir de perto seu suposto show, que agora passa a ser um desastre atrás do outro.                                     

02 – “O Corpo” – Grupo 5 do Avesso – 20 minutos – Tragicomédia – 14 anos – São Paulo/SP
A história de Xavier e suas mulheres, Carmem e Beatriz, contada sob a perspectiva de dançarinas de um Cabaret, também as prostitutas favoritas do bígamo. Entre pequenas partituras de ações cotidianas, eis que uma reflexão sobre o amor e o sentido da vida surge entrelaçada a uma história de paixão, traição e vingança.

03 – “Os Dias de Penélope” – Realejo EnCena – 15 minutos – Drama –12 anos – Florianópolis/SC
Amor. Loucura. Amor. Espera. Amor. Angústia. Amor. Raiva. Amor. Esperança. Amor. Um dia da mitológica espera de uma mulher. Os dias de Penélope.

04 – “Dois Perdidos” – Cia. Farrapos Delirantes – 17 minutos – Drama – 15 anos - Americana/SP
Paco e Tonho dividem um quarto numa hospedaria barata e durante o dia trabalham como carregadores no mercado. Dois indivíduos aprisionados pelas circunstancias do destino. Paco, aparentemente conformado e extremamente egoísta, não busca uma saída, enquanto Tonho, inconformado com a situação só consegue ver uma única: os sapatos de Paco.

05 – “Nicole Wolfman” - Sem Juras Coletivo Teatral – 15 minutos – Drama – 14 anos - Belo Horizone/MG
O amor não correspondido entre um rapaz e o seu ideal de perfeição: Nicole, a jovem fora da "matrix", desprovida das preocupações de ser conveniente, perfeita demais para existir e perfeita demais para ficar. Porque ela é assim? É de sua natureza. A estória de amor de alguém dono de uma Nicole que é só sua.

06 – “Quente, Molhado e Sensual” – Cia. Pão com Feijão – 17 minutos –Trash – 10 anos - Rolândia/PR
Dois seres que vagam entre o humano e animal tentam conviver em um mesmo lugar não definido, movidos por motivações obscuras e absurdas. O opressor e o oprimido desejam incansavelmente o que pertence ao outro, os bens materiais, o corpo, o psicológico, o sangue, a alma, a vida. Não há possibilidade de fuga para nenhum dos dois entes. Só existe uma forma de se resolver este impasse. E eles sabem perfeitamente qual é.

Ao final das apresentações, haverá bate-papo entre a Comissão Julgadora e os grupos participantes do dia.

03/05 – sábado – 20h30
01 -  “A Catástrofe” – Coletivo UOMI – 16 minutos – Absurdo – 12 anos – Campinas/SP
Um diretor autoritário e egoísta, que controla a sangue-frio seu assistente que obedece e se submete passivo as suas ordens, controlando cada movimento da protagonista. O ator principal é reduzido à condição de mero boneco sem alma e vida em cena, um manequim sem rosto ou pulsão própria.

02 – “As Cinco Pontas de Uma Estrela Torta” – Produções Fulber – 19 minutos – Drama – 14 anos – Novo Hamburgo/RS
Savine é uma garota de 10 anos que convive com seu amigo imaginário, Dante, um ursinho de pelúcia.  Com ele, conversa sobre ciência, filosofia e física quântica antes de dormir. Ao mesmo tempo, é uma adulta com um trabalho do qual não gosta, vivendo irritada por conta disso. À medida em que essas duas fases se alternam e se encontram, vem à tona todos os seus sonhos, amores e frustrações.

03 - “Ofélia: Mulher, Histérica e Suicida” – Coletivo Coisarada – 15 minutos – Performance - 16 anos – Campo Limpo Paulista/SP
A noção do ser e não ser Mulher diante da sociedade contemporânea, através da personagem das obras “Hamlet”, de Willian Shakespeare, e “Hamlet-Máquina”, de Heiner Müller. A Ofélia como metáfora para construção do discurso cênico e mola propulsora para a construção de um trabalho autoral, evidenciando-se um retrato multiforme e inacabado da mulher atual.

04 – “Cor de Amor(a)” - Agridoce - Produções Teatrais - 17 minutos – Drama – Classificação Livre – Brasília/DF
Lico e Violeta são amigos que se encontram em um jardim. Nele, constroem um mundo paralelo e único, onde relações e sentimentos se misturam com o lugar. Suas memórias se perdem no tempo e espaço, fazendo com que Violeta se confunda com o jardim e suas amoras. Em meio a delírios e lembranças, surge a dúvida do que de fato foi real.

05 – “Os Olhos de Madame” – Grupo de Teatro Mythus – 20 minutos – Absurdo – 16 anos - Macatuba/SP
O crime das Irmãs Papin chocou o mundo na década de 30. Na França, duas criadas arrancaram os olhos da patroa e da filha dela ainda vivas e, cruelmente, mataram-nas. Sobre isso, o grupo criou uma dramaturgia singular e uma encenação pulsante que lançam novos olhares sobre as relações entre as protagonistas desse trágico acontecimento.

06 - “Cenas de Sangue num bar da Av. São João” – Trupe Andarilhos de Teatro - 16 minutos – 15 anos - Cabo Frio/RJ
Waldemar, “O Rei do Meyer”, famoso garanhão carioca, foi capaz de virar um santo para se casar com a doce Amélia. O que ele não é sabia é que tal mudança poderia ter um fim tão inesperado.
Ao final das apresentações, haverá bate-papo entre a Comissão Julgadora e os grupos participantes do dia.
OBS: As apresentações dos dias 01 à 03/05 serão cobradas.
R$ 10,00 inteira    R$ 5,00 meia
Info: 9-9769-6852

04/05 – domingo – Teatro Paulo Alcides Jorge – 16h
“O Menino Detrás das Nuvens” - Grupo Os Mancomunados – Poético - Classificação Livre - Araçatuba/SP
Vivendo em um lugar ermo e cinza, acompanhado de sua solitária mãe, Zezinho carrega em seu peito um desejo enorme de conhecer o que há do outro lado do morro e voltar para mostrar a ela o mundo que conheceu. Com a morte de seu tio, sua única esperança de partir, Zezinho decide ir sozinho rumo ao desconhecido e inesperado.
Ao final da apresentação haverá debate com a temática “A Linguagem Poética para Crianças”, com apoio da Oficina Cultural Sílvio Russo.
*ENTRADA GRATUITA - distribuição de ingressos 1h antes, na bilheteria do local.

20h – Teatro Castro Alves
“Cabeça Oca” - Cia. Talagadá de Formas Animadas – Drama – 14 anos - Itapira/SP
Uma metáfora às atitudes desprovidas de razão. Por meio de poéticas visuais, transita entre o real e o imaginário em cenas criadas independentemente que dialogam entre si, numa estética influenciada pelo surrealismo e outras vanguardas do século XX, nas quais algumas das maiores adversidades nas relações humanas, como opressão, violência, intolerância, preconceito e alienação, são tratadas de forma onírica.
*ENTRADA GRATUITA - distribuição de ingressos 1h antes, na bilheteria do local.

21h - Cerimônia de entrega dos troféus do CENATA 2014.
Info: 9-9769-6852
Realização: Mancomunados Produções Artísticas
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura
Info: Secretaria Municipal de Cultura – 3636-1270

10/05 – sábado – Teatro Castro Alves
Show musical em homenagem ao dia das mães com a Orquestra Jovem de Repertório Livre do maestro Areobaldo Monfredini.
20h      Gratuito      Indicação: livre
Distribuição dos convites na Secretaria de Cultura a partir do dia 05 de maio.
Info: Secretaria Municipal de Cultura – 3636-1270

17 e 18/05- sábado e domingo - Teatro Castro Alves
Anime Game Show – evento de animação japonesa, tecnologia e games.
10h      Indicação: a partir de 10 anos
Ingressos: R$ 5,00 antecipado   R$ 0,00 na hora
Info: Microcamp – 2103-6000

19/05 – segunda-feira – Teatro Paulo Alcides Jorge
“Segunda Gospel” – Evento de música gospel com bandas.
19h       Gratuito      Indicação: a partir de 14 anos.
Info: Paulo Skalla – 9-9634-1771