Pesquisar este blog

Programação da Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba

MÚSICA


APRECIAÇÃO MUSICAL: MANOUCHE JAZZ
Catimba Trio
21/1 – terça-feira – 19h30
Classificação: livre
50 lugares - 
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

O show propicia uma diferente abordagem da nossa música, através do estilo conhecido como manouche jazz ou gypsy jazz, que tem como seu mais importante representante o músico Django Reinhardt. A proposta é mostrar que o acordeom da música francesa e o violão cigano têm muito em comum com nossos ritmos nordestinos e até mesmo sulinos. Assim, o Catimba Trio apresenta, de forma descontraída, uma nova roupagem para clássicos da música brasileira, choros e sambas de raiz. Esta apreciação musical será precedida pela performance “Pressão – Esquizofrenia Poética”, às 19h.

O Catimba Trio é formado por Zé Aurélio, Bina Coquet e Daniel Grajew. Zé Aurélio toca timbatera (instrumento desenvolvido por João Parayba, do Trio Mocotó) com uma técnica particular, transitando pelo jazz, música eletrônica, MPB e rock. Atuou com Caetano Veloso, Seu Jorge, Jair Rodrigues, Fernanda Abreu, O Rappa, Frejat e Lenine, entre outros. Bina Coquet é compositor e guitarrista, com inúmeros trabalhos realizados entre São Paulo e Nova York: tocou com George Benson, Lonnie Smith, Russel Malone, Peter Bernstein, Banda Mantiqueira, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Eric Alexander e Seleno Clarke, entre outros. Daniel Grajew é pianista, compositor e arranjador, tanto de música popular quanto erudita. Já dividiu projetos, apresentações e gravações com artistas como Patrícia Marx, Edwin Pitre, J.J. Jackson, Carlos Malta, Misty, Carlos Navas, Vânia Bastos, Anna Gelinskas e Ana Cañas, entre outros.


TEATRO / PERFORMANCE

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
“PRESSÃO – ESQUIZOFRENIA POÉTICA”
Ed Barba
22/1 – quarta-feira – 19h
Classificação: livre
50 lugares
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

“Pressão – Esquizofrenia Poética” é uma performance que aborda a imposição do tempo na vida e relações das pessoas na sociedade atual, cruzando ações e textos não lineares. A recepção e interação com o público será feita no jardim da Oficina Cultural e demonstrará um personagem perturbado pela pressão do tempo contemporâneo, quando tudo é tão rápido, tão fácil e, ao mesmo tempo, tão lento e difícil. Esta intervenção artística será seguida pela apreciação musical “Manouche Jazz”.

Ed Barba é agitador cultural, músico, ator e performer. Graduado em Artes Visuais, integra desde 2009 a Cia. Deixa que Eu Conto e o Bando Arteiros, tendo se apresentado em diversas oportunidades pelas unidades do Sesc e Sesi de várias cidades do interior paulista. Realizou a intervenção “Ser Máquina ou Não, Eis a Questão” na Virada Cultural Paulista 2011, em Araçatuba.


MÚSICA

APRECIAÇÃO MUSICAL: ZÉ RENATO E CONVIDADOS TOCAM PENA BRANCA E XAVANTINHO
Zé Renato, Zeca Collares e Zé Marcos Rodrigues
29/1 – quarta-feira –19h30
Classificação: livre
50 lugares
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

A apreciação musical faz uma justa homenagem à música caipira de raiz e a todos que admiram a poesia da dupla Pena Branca e Xavantinho. O músico Zé Renato convida Zeca Collares e Zé Marcos Rodrigues para uma apresentação interativa e intimista em que o público conhecerá alguns “causos” sertanejos entre as canções. Vozes, violão, percussão e viola caipira trarão toda a poesia musical da saudosa dupla caipira em uma noite inesquecível.

Zé Renato é compositor, multi-instrumentista e professor de música; tocou com grandes músicos do cenário nacional, gravou dois discos autorais e compôs trilhas para cinema, teatro e dança. Zeca Collares é compositor, arranjador e produtor musical; sempre defendendo a música instrumental e o universo regional brasileiro, tem oito CDs gravados, entre parcerias e carreira solo. Zé Marcos Rodrigues toca violão de seis cordas e cavaco; estudou música no CLAM, escola ligada ao Zimbo Trio, e, em sua carreira, tocou com Tom Zé e Arrigo Barnabé.


CINEMA

PROJETO CINEMATOPIA
5/2 e 19/3 – quartas-feiras – 19h
Indicação: apreciadores de cinema
20 lugares por sessão
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

Com a ideia de criar um ambiente propício para a apreciação e discussão de obras cinematográficas, o Projeto Cinematopia traz sessões de cinema apresentadas de uma maneira mais informal, desde a recepção do público com música relacionada ao filme até a acomodação em colchonetes, puffs e cadeiras, passando pela possibilidade de pausar o filme para fazer pipoca, beber água ou ir ao banheiro. 

A programação incluirá documentários e filmes sul-americanos, asiáticos e europeus, será voltada para o cinema de arte e para produções com temáticas específicas, que não são exibidas no circuito comercial de cidades de médio e pequeno porte.


MÚSICA

APRECIAÇÃO MUSICAL: ARS NOVA GUITAR DUO
Ars Nova Guitar Duo
19/2 – quarta-feira – 20h
Classificação: livre
50 lugares
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

A apreciação traz um estilo pouco usual nesta região: a música de câmara. A proposta é apresentar o violão como instrumento de concerto, baseado no trabalho de diferentes compositores, com explicações relacionadas à técnica, linguagem e caráter histórico. Além das explanações, ao final de cada execução musical acontecerá a declamação de poesias recitadas por membros da Academia Araçatubense de Letras. No repertório haverá peças de Giuseppe Domenico Scarlatti, Ferdinando Carulli e Egberto Gismonti, entre outros.

O Ars Nova Guitar Duo é formado por Max Bruno e Alexandre Soares. Violonista erudito, Max Bruno leciona violão em Birigui e cursa Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos. Em sua formação participou de cursos com alguns dos principais violonistas clássicos do mundo, como a croata Ana Vidovic, o espanhol Rafael Aguirre e o argentino Eduardo Isaac. Alexandre Soares é educador musical, capacitado em Regência de Pequenos Grupos, Formação de Grupos Musicais e Definição de Repertório e Arranjo. Em sua formação participou de inúmeros cursos com violonistas renomados e também foi aluno da pianista Terão Chebl.



ARTES PLÁSTICAS

OFICINA: DA ARTE POSTAL À NET ARTE
Coordenação: Denise Agassi
7 e 8/2 – sexta-feira – 19h às 22h | sábado – 9h às 18h
Público: artistas, professores, programadores e interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 7/1 a 6/2
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

Através da Arte Conceitual, a oficina propõe uma reflexão sobre Artes Visuais e Cultura Digital. Serão estudadas obras que utilizam redes analógicas e digitais, da arte postal até as experimentações em Net Arte. A parte prática será a interação das obras apresentadas para a criação de uma Net Arte, com articulação de fotografias, vídeos, áudios e textos através de tags. O resultado será uma exposição em uma plataforma virtual.

Artista e pesquisadora, Denise Agassi desenvolve trabalhos de Arte Mídia e realiza experimentações com as novas tecnologias do audiovisual. É mestre em Artes Visuais e bacharel em Artes Plásticas. Docente da Faculdade FMU, Denise participa de exposições, grupos de pesquisas e residências artísticas no Brasil e no exterior.


GESTÃO CULTURAL


WORKSHOP DE FINANCIAMENTO COLETIVO: CROWDFUNDING
Coordenação: Thiago Ribeiro
12 e 13/2 – quarta e quinta-feira – 19h às 22h
Público: artistas, estudantes, produtores, gestores culturais e demais interessados no tema.
Inscrições: 7/1 a 11/2
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

Crowdfunding é uma versão aperfeiçoada da conhecida “vaquinha”, uma modalidade virtual de financiamento coletivo, de baixo custo, e que vem possibilitando a realização de projetos no mundo todo. O workshop pretende apresentar seus princípios e elementos constitutivos, além de capacitar os participantes na elaboração de projetos e no planejamento de comunicação para o lançamento de uma campanha de crowdfunding.

Thiago Ribeiro, sócio-fundador da Soul Social – Ideias e Projetos, é graduado em Comunicação – Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, especialista em Gestão e Estratégia de Empresas e concluinte do mestrado em Desenvolvimento Econômico, ambos pelo Instituto de Economia da Unicamp, onde também atua como pesquisador convidado no Núcleo de Economia Social Urbana e Regional.

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE GRAFITE E MURAL
Coordenação: Fábio Sales
18/2 a 11/3 – terças e quintas-feiras – 19h às 22h
Público: artistas plásticos, estudantes de arte e tatuadores, a partir de 15 anos
Inscrições: 7/1 a 15/2
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

A oficina traça um panorama histórico e contemporâneo do grafite no Brasil e no mundo e propõe a cada participante a concepção e execução de um projeto próprio. Serão criados esboços, planejamento de execução, preparação de cores e escolha do local para execução do projeto. Tudo embasado nas várias possibilidades de criação vinculadas a essa vertente cultural.

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, Fábio Sales é ilustrador, capista e pintor. Realizou diversas exposições de seu trabalho artístico pelo interior paulista e foi premiado na categoria Artes Plásticas no Mapa Cultural Paulista (2007/2008).


CULTURA E DIVERSIDADE


PALESTRA: A CONQUISTA DA CIDADANIA LGBT
Palestrante: Anselmo Dequero
7/3 – sexta-feira – 19h às 22h
Público: comunidade em geral – com ênfase ao público LGBT – a partir de 18 anos
Inscrições: 7/1 a 6/3
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

A partir da apresentação do documentário “Sasha Zimmer”, do qual é autor e produtor executivo, o palestrante apresentará e discutirá temas que são considerados tabus por tratarem da sexualidade em suas diferentes manifestações. A atividade contará com a apresentação de vídeos, conteúdo pedagógico por meio de apostilas e dinâmicas em grupo. A palestra também abordará as conquistas obtidas pela comunidade LGBT, contribuindo para o processo de análise, compreensão e desenvolvimento de padrões direcionados a esse público.

Anselmo Dequero é jornalista, pós-graduado em Artes, Política e Relações Internacionais e Educação voltada para jovens. É professor de Artes na rede pública estadual e dos cursos de Pedagogia, Jornalismo e Relações Públicas da PUC-Campinas. Ministrou diversas oficinas pedagógicas com a temática LGBT e Protagonismo Juvenil.


FOTOGRAFIA


“JANELAS”: OFICINA DE STENCIL E LIGHT STENCIL
Coordenação: Paulo Brazyl e Fábio Nagate
24 a 27/3 – segunda a quinta-feira – 18h às 22h
Público: fotógrafos, artistas plásticos, estudantes e interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 7/1 a 21/3
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

Com a proposta de realizar intervenções no espaço urbano baseados em duas técnicas – o stencil e o light stencil –, a ideia desta oficina é reunir os participantes em torno de uma proposta de trabalho que contemple a trajetória do stencil desde o seu formato original até o formato mais atual, adaptado à fotografia noturna, um “stencil de luz”. Assim, serão retratadas “janelas” da paisagem urbana, unindo o método tradicional ao contemporâneo, em que os participantes poderão participar tanto das aplicações físicas do stencil, quanto dos registros do light stencil.

Paulo Brazyl é artista plástico, escritor, fotógrafo e produtor cultural. Cursou a Escola Panamericana de Arte e tem a década de oitenta como principal referência para toda a sua produção artística, cujo olhar criativo está voltado para o interior paulista. Na fotografia, mantém, além de um permanente trabalho de registro documental, a experimentação nas mais diversas vertentes, como o pinhole e a lomografia.

Fábio Nagate é artista plástico e arte-educador. Formado em Artes Plásticas, sua pós-graduação em Arte-Educação na Unesp abordou a intervenção urbana no patrimônio público e privado. Participou de diversas exposições e desde 2008 coordena oficinas e workshops em instituições de fomento à Cultura.


GESTÃO CULTURAL


OFICINA DE INCUBAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Coordenação: Valdir Grandini
25 a 27/3 – terça a quinta-feira – 19h às 22h
Público: artistas, arte educadores, produtores culturais e gestores de cultura
Inscrições: 7/1 a 21/3
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

A atividade propõe um diálogo para o planejamento de ações culturais baseadas em mapeamento de demandas, metas, qualificações, orçamentos entre outros requisitos visando a montagem de uma incubadora de projetos.  A ideia é demonstrar que a possibilidade de realizar projetos através de editais deve ser imediatamente acompanhada da compreensão de que o fomento cultural não é simplesmente distribuição de recursos para o meio cultural, mas algo que caminha em direção ao interesse público.

Valdir Grandini é jornalista, poeta, gestor cultural, pesquisador em Ciências da Comunicação e consultor para projetos e gestões públicas sobre planejamento cultural. Conquistou o Prêmio Cultura Viva, do MinC, em 2007. Idealizou o projeto Luminares Cultura e Cidades e foi o coordenador da Incubadora de Projetos da Secretaria de Cultura de Londrina e do Programa Rede Cidadania.


MÚSICA

APRECIAÇÃO MUSICAL: ZÉ RENATO E CONVIDADOS TOCAM PENA BRANCA E XAVANTINHO
Zé Renato, Zeca Collares e Zé Marcos Rodrigues
29/1 – quarta-feira –19h30
Classificação: livre
50 lugares
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

A apreciação musical faz uma justa homenagem à música caipira de raiz e a todos que admiram a poesia da dupla Pena Branca e Xavantinho. O músico Zé Renato convida Zeca Collares e Zé Marcos Rodrigues para uma apresentação interativa e intimista em que o público conhecerá alguns “causos” sertanejos entre as canções. Vozes, violão, percussão e viola caipira trarão toda a poesia musical da saudosa dupla caipira em uma noite inesquecível.

Zé Renato é compositor, multi-instrumentista e professor de música; tocou com grandes músicos do cenário nacional, gravou dois discos autorais e compôs trilhas para cinema, teatro e dança. Zeca Collares é compositor, arranjador e produtor musical; sempre defendendo a música instrumental e o universo regional brasileiro, tem oito CDs gravados, entre parcerias e carreira solo. Zé Marcos Rodrigues toca violão de seis cordas e cavaco; estudou música no CLAM, escola ligada ao Zimbo Trio, e, em sua carreira, tocou com Tom Zé e Arrigo Barnabé.

MÚSICA

APRECIAÇÃO MUSICAL: ARS NOVA GUITAR DUO
Ars Nova Guitar Duo
19/2 – quarta-feira – 20h
Classificação: livre
50 lugares
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

A apreciação traz um estilo pouco usual nesta região: a música de câmara. A proposta é apresentar o violão como instrumento de concerto, baseado no trabalho de diferentes compositores, com explicações relacionadas à técnica, linguagem e caráter histórico. Além das explanações, ao final de cada execução musical acontecerá a declamação de poesias recitadas por membros da Academia Araçatubense de Letras. No repertório haverá peças de Giuseppe Domenico Scarlatti, Ferdinando Carulli e Egberto Gismonti, entre outros.

O Ars Nova Guitar Duo é formado por Max Bruno e Alexandre Soares. Violonista erudito, Max Bruno leciona violão em Birigui e cursa Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos. Em sua formação participou de cursos com alguns dos principais violonistas clássicos do mundo, como a croata Ana Vidovic, o espanhol Rafael Aguirre e o argentino Eduardo Isaac. Alexandre Soares é educador musical, capacitado em Regência de Pequenos Grupos, Formação de Grupos Musicais e Definição de Repertório e Arranjo. Em sua formação participou de inúmeros cursos com violonistas renomados e também foi aluno da pianista Terão Chebl.



ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE SERIGRAFIA DE CARTAZES E PÔSTERES ARTÍSTICOS
Coordenação: Alcides Rodrigues e Roberta Segura
13 a 15/3 – quinta e sexta-feira – 18h às 22h | sábado – 9h às 12h e 13h às 18h
Público: adolescentes e adultos com interesse em artes visuais (não é necessário conhecimento prévio em serigrafia)
Inscrições: 7/1 a 12/2
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Oficina Cultural Sílvio Russo - Araçatuba-SP
Rua Oscar Rodrigues Alves, 169
18 3625-5357 

A serigrafia, método de reprodução de imagens e textos gravados previamente em uma tela, pode ser utilizada como recurso de experimentação artística sobre diferentes suportes. A atividade propõe o estudo e uso de cores, texturas, suportes e outras escolhas dos participantes no decorrer do processo criativo. Ao final, o resultado artístico será exposto na Oficina Cultural.

Formado em Artes Visuais, Alcides Rodrigues lecionou Artes em escolas públicas e privadas e atuou no setor educativo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Instituto Itaú Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Fiesp e MAB FAAP. Coordena, em parceria com Roberta Segura, o Projeto Serigrafe, um núcleo de arte que realizou cursos e produção artística em Oficinas Culturais, Rede Sesc e ateliês de artes em São Paulo.

Roberta Segura é formada em Artes Visuais pela FAAP. Sua produção abrange desenho, pintura, fotografia e instalação, em abordagens criativas que partem do mesmo foco: a percepção sobre a cidade. Apresenta crescente participação em exposições coletivas e salões nacionais, incluindo a XI Bienal do Recôncavo na Bahia e a exposição Contrapontos, no Museu de Arte Sacra de São Paulo.