Pesquisar este blog

"Poesia, Pipoca e Pião" é o novo livro de Antonio Luceni



“Poesia, Pipoca e Pião”. Este é o nome do novo livro infantojuvenil do escritor e artista plástico cearense Antonio Luceni, que vive em Araçatuba, onde é membro da AAL (Academia Araçatubense de Letras) e diretor-regional de integração da UBE (União Brasileira dos Escritores). O lançamento acontece hoje (21), às 18h, na Biblioteca “Rubens do Amaral”, com uma exposição de pinturas de sua autoria, das artistas plásticas Wilma Gottardi e Duxtei Vinhas Ítavo (que assinam com ele as ilustrações da obra), e também de Edna Badu e Fernanda Russo.

Na ocasião, haverá ainda declamação de poesias, feita por Duxtei, e serão servidos pipoca, refrigerante e algodão-doce. As crianças terão à disposição mesas com papéis e giz de cera. A ideia, como explica o autor, é reforçar os três eixos do livro: arte (poesia), comer (pipoca) e brincar (pião), três das coisas com as quais as crianças mais se identificam. A publicação acontece por meio do prêmio que o autor recebeu pelo edital de literatura do Fundo Municipal de Cultura.

Como explica Luceni, os eixos dialogam e a proposta é atentar às pessoas (adultos e crianças) sobre o quanto a poesia é importante na formação dos pequenos – tanto quanto se alimentar e brincar. Na primeira parte, o escritor traz poemas com temáticas gerais do universo infantil; na segunda, poemas sobre comer e comida; e na terceira, sobre brincadeiras. “Há poemas de todos os tipos: adivinhas, com rimas, sem rimas, da cultura popular, mais eruditos, musicais e reflexivos”.


O autor conta que, para escrever, uniu experiências na área de educação e literatura. “Há muito tempo trabalho com poesia; meu mestrado, aliás, foi sobre isso. Fui responsável pela formação de coordenadores e professores na rede municipal nas duas últimas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa no gênero. E como dou aulas para crianças, juntei estas experiências na produção desse livro”, diz.

Os prefácios são de Angela Lago e Ricardo Azevedo. A obra sai pela Editora Somos (da Folha da Região). Cada exemplar custa R$ 25,00. Após o lançamento, o livro será vendido nas livrarias da cidade pelo mesmo valor.

Este é o segundo livro individual infantojuvenil de Luceni. Em 2006, publicou “Júlia à Procura da Consciência Perdida”. Neste ano de 2013, dividiu a autoria do infantil “A História do Bichinho” com Wilma Gottardi. E lançou ainda obras adultas: o técnico-científico-didático “Com Quantos Chapéus se Faz um Chapeuzinho” (2007); e foi responsável pela organização de “Araçatuba Com Arte” (artes visuais, de 2003), “Outros Olhares” (poemas e artes visuais, 2004) e “Gol de Letras – A Paixão Nacional em Prosa e Verso” (poemas, 2006), além de ter participado com seus textos de algumas coletâneas.

Fonte: Folha da Região - Talita Rustichelli