Pesquisar este blog

Oficinas Culturais realizam semana regional de fotografia

Oficinas buscam analisar a produção artística brasileira e intercâmbio do conhecimento em artes visuais

As Oficinas Culturais Tarsila do Amaral (Marília), Glauco Pinto de Moraes (Bauru) e Silvio Russo (Araçatuba) – unidades da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administradas pela Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura – realizam, entre 25 e 30 de novembro, a Semana Regional de Fotografia.

Com o objetivo de analisar a produção artística brasileira e promover o intercâmbio do conhecimento em artes visuais, a Semana Regional de Fotografia promoverá discussões teóricas e exercícios práticos relativos às distintas abordagens da fotografia na contemporaneidade

O curador do projeto é Rogério Ghomes, doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e especialista em Fotografia pela UEL. Docente no curso de Design Gráfico da UEL e coordenador de pós-graduação em Fotografia e Direção de Arte na Unopar.

Além de uma palestra com Ghomes, a programação conta com a presença de importantes especialistas da área como Inaê Coutinho, fotógrafa e doutora em Poéticas Visuais (ECA-USP), com vivência na Sorbonne Nouvelle - Paris III; e o fotógrafo J. Oshiro, docente do curso de Publicidade da Universidade Norte do Paraná. 

Para os coordenadores do projeto, Milena Deganuti de Mello, Paulo Rogério Pereira e Douglas Augusto de Oliveira, a ocasião se estabelece como um espaço importante de reflexão e prática sobre o papel da fotografia na sociedade contemporânea fomentando o compartilhamento de ideias e experiências que se relacionam ao universo da fotografia

Para participar, os interessados devem comparecer pessoalmente às sedes das Oficinas ou entrar em contato pelo telefone de cada unidade. São 230 vagas para todas as atividades – todas gratuitas.

► Programação Oficina Cultural Silvio Russo

Palestra: A Fotografia e a Poesia
Palestrante: Claudio Edinger
26/11 – terça-feira – 19h
Indicação: a partir de 14 anos
300 lugares
Local: Centro Universitário Toledo: Rua Antonio Afonso de Toledo, 595 – Jardim Sumaré

Encontro com Claudio Edinger, que falará sobre sua pesquisa na área da fotografia e sobre sua carreira, de grande projeção no Brasil e no exterior. Edinger questiona a fotografia contemporânea e apresenta os artistas que o influenciaram, abordando também a relação de suas fotos com a poesia.

Workshop: Light Stencil – Técnica e Produção
Coordenação: J.Oshiro
Data: 27/11 – quarta-feira – 14h às 17h e 18h às 21h
Inscrições: até 20/11
Seleção: carta de interesse para silviorusso@oficinasculturais.org.br
15 vagas

O workshop apresenta as possibilidades e contextualiza o light painting, com destaque para o light stencil (transposição de imagens de um molde vazado para o frame fotográfico). Com foco na técnica e na construção da imagem, a atividade aborda questões de aplicações e variações da técnica, confecção de stencils, equipamentos necessários e elementos para execução da fotografia, finalizando com experimentação prática.

Fotógrafo e artista visual, J. Oshiro é bacharel em Artes Visuais Multimídia pela Universidade Norte do Paraná, instituição da qual é docente no curso de Publicidade e Propaganda e técnico do estúdio fotográfico. Teve ensaio fotográfico selecionado para o fotolivro “Imaginário Cromático” (2011).

Leitura de Portfólio
Coordenação: Rogerio Ghomes
28/11 – quinta-feira – 15h às 18h
Inscrições: 1 a 20/11
Seleção: portfólio com, no mínimo, 12 imagens (enviar material em anexo para: silviorusso@oficinasculturais.org.br)
10 vagas

A partir dos portfólios enviados pelos candidatos, o coordenador selecionará 10 participantes. A leitura de portfólio é uma oportunidade enriquecedora para todo fotógrafo (independente de seu tempo de experiência), sendo uma chance de dialogar sobre seu trabalho, trocar experiências com outros profissionais, organizar ideias e testar conceitos.

Palestra: Convergência das Imagens – Hibridação entre fotografia e vídeo
Palestrante: Rogerio Ghomes
28/11 – qunta-feira – 19h30
Indicação: a partir de 14 anos
40 lugares

A tecnologia da fotografia digital avança rapidamente. A indústria fotográfica insere, a cada nova geração, inúmeros dispositivos que, até bem pouco tempo atrás, eram vistos como uma realidade distante ou, até mesmo, inimaginável. A palestra abordará as atuais discussões envolvendo a convergência de mídias e seus suportes e o hibridismo corrente na arte contemporânea dentro do campo das imagens digitais. A atividade também busca discutir qual será a contribuição deste avanço tecnológico para o campo da expressão autoral imagética e para a construção de sentidos.

Workshop: Fotografia, Tempo e Movimento – Experimentações pré-cinematográficas
Coordenação Inaê Coutinho
29/11 – sexta-feira – 14h às 17h e 18h às 21h
Inscrições: até 20/11
Seleção: carta de interesse para silviorusso@oficinasculturais.org.br
15 vagas


Focado na relação entre fotografia e representação do tempo e movimento, este workshop teórico e prático abordará os princípios da animação e do cinema por meio da observação e criação de brinquedos ópticos característicos do século XIX. Com o objetivo de desenvolver uma série de imagens fixas, as obras de Eadweard Muybridge e Étienne-Jules Marey serão analisadas quanto à temática do tempo e movimento presente em fotos sequenciadas.