Pesquisar este blog

Artista plástico René Ragi expõe suas obras no Maap


Museu Araçatubense de Artes Plásticas recebe as obras do artista internacionalmente reconhecido. Entrada é gratuita
  
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realiza a exposição de arte cubista do artista plástico René Ragi. Intitulada de Summer Wife, a mostra esta aberta desde a quarta-feira (23), a partir das 19h, e vai até o dia 10 de novembro, no Maap (Museu Araçatubense de Artes Plásticas), localizado na rua Duque de Caxias, 29. A entrada é gratuita.

Um imigrante egípcio que utiliza das técnicas do cubismo para transmitir suas expressões e conceitos para as telas que produz. Esse é René Ragi, um artista plástico reconhecido internacionalmente e que reside em Araçatuba desde os anos 1980. Por conta de seu enorme prestígio nos Estados Unidos, são constantes as viagens realizadas por ele entre Araçatuba e Nova Iorque (local no qual foi radicado), criando, assim, uma ponte-aérea internacional de sua arte deslumbrante. As obras que serão expostas foram feitas por ele no ateliê municipal, montado pela Prefeitura de Araçatuba.

TRAJETÓRIA
Formado em engenharia operacional, antes de se dedicar às artes visuais de maneira intensa, René Ragi, trabalhou em diversas multinacionais, como Ford e Dedine. E, após se mudar para Araçatuba, encontrou nas artes o sustento da sua família. Hoje, ele tem seus quadros encomendados por médicos, advogados, dentistas e professores universitários.

Com longos anos de carreira dedicados às técnicas das artes visuais, Ragi encontrou em Araçatuba o lugar ideal para realizar seus trabalhos. Ele lembra que, em meados de 1989, sua arte foi valorizada e, constantemente, requisitada por araçatubenses influentes como Genilson Sanche, na realização de um evento que reuniu vários artistas plásticos, shows e demais apresentações.

Com preferência pela técnica de pintura cubista, arte que trata as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano, René faz seu trabalho com uma perfeição e técnica admirável.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
René Ragi é reconhecido como o artista que melhor definiu a cidade de Nova Orleans nas artes. Esse reconhecimento lhe garantiu o título de artista que melhor representa a cidade de Nova Orleans e o Jazz, fortemente difundido na cidade.

No ano de 2013, ele recebeu o Prêmio Odette Costa na categoria Destaque Internacional, fixando ainda mais sua importância na arte nacional e internacional. Em Araçatuba, o artista plástico já expôs suas obras em diversos locais públicos e particulares, entre eles a Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral” e o Araçatuba Shopping.