Pesquisar este blog

Região terá representante araçatubense na Conferencia Nacional de Cultura

Luana juntamente com demais delegados na conferência estadual

A região de Araçatuba elegeu para representante da III Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 26 a 29 de novembro de 2013, uma araçatubense de origem indígena. A eleição da representante ocorreu na III Conferencia Estadual de Cultura, que foi realizada nos dias 11 e 12 de setembro em São Paulo. Essa é a primeira vez que a região de Araçatuba terá uma representante na conferencia nacional e assim conta com grandes chances de se aprovar projetos viáveis a realidade regional. A delegada eleita como representante foi Luana Clinéia Isidoro Leite, conhecida como Índia Luana.

A conquista de uma representante regional para a II Conferência Nacional de Cultura mostra a importância que a região conquista no âmbito nacional. Para o secretário de Cultura Hélio Consolaro essa conquista influencia no desenvolvimento cultural da cidade e dos municípios da região. “Através dessas conquistas, o meio cultural da região ganha destaque. Espero que nossas propostas sejam aprovadas e entram para no plano nacional de cultura, dessa forma, teremos uma importância ainda maior”, explanou o secretario. 

A possibilidade de representar toda a região de Araçatuba na etapa federal faz que com que Luana esteja determinada para defender as propostas sugeridas pela região. “Essa eleição demonstra a relevância que nós temos no meio cultural. Tenho certeza que nossas propostas serão ouvidas e que muitas delas serão acrescentadas ao plano nacional de cultura” enfatizou a delegada.

Etapa anterior
No mês de julho, Araçatuba realizou a IV Conferência Municipal de Cultura e elegeu cinco delegados para que a mesma seja representada na conferência estadual. Os representantes escolhidos para representar Araçatuba na conferência estadual, juntamente com demais delegados da região, articularam o apoio para que a araçatubense Luana Clinéia Leite fosse eleita e assim lutasse para os ideais da cultura da região.

Eles acreditam que a delegada tem força, representatividade e respeito nesse meio por diversas atividades culturais que exerce e por ser uma representante e defensora dos direitos indígenas.

Os representantes de Araçatuba na conferencia estadual foram: o diretor de cultura, Henry Mascarós; Luana Clinéia Leite; o coordenador da oficina cultural Silvio Russo, Douglas Augusto Oliveira; o músico José Renato Gimenes Neves e Fernando Ítavo.