Pesquisar este blog

Conferência Municipal de Cultura de Araçatuba


Convocada pelo prefeito Cido Sério, domingo, das 8h às 18h, com almoço no local, teremos a realização da 4.ª Conferência Municipal de Cultura de Araçatuba na Casa da Cultura Adelino Brandão. Será um momento em que a cultura do município será discutida coletivamente.

Audiências públicas, conferências, fóruns são canais de participação para que o cidadão influa nos governos. Eles foram criados pela Constituição Cidadã, promulgada em 1988. Essa cidadania precisa ser exercida cotidianamente.

A conferência do próximo domingo, além de discutir os quatro eixos sugeridos pelo Ministério da Cultura, escolherá seus delegados que irão representar o município na conferência estadual, a ser realizada até 15 de setembro de 2013.

Em novembro, 26 a 29, ocorrerá a 3.ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília, quando se reunirão os delegados estaduais, cujo tema será “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". 

A 4.ª Conferência Municipal de Cultura, 14/7/2013, terá quatro eixos:

1. Implementação do Sistema Nacional de Cultura - impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios). Estará sob a coordenação de Vanessa Manarelli, advogada, coordenadora do Balé Municipal e organizadora de editais da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.

2. Produção simbólica e diversidade cultural - o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial. O tema estará sob a coordenação de Alexandre Melinski, atual presidente da Associata – Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba.

3. Cidadania e direitos culturais - garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial. Palestrante e coordenador de grupo será o professor Marcos Francisco Alves, coordenador do Conselho dos Idosos de Araçatuba, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba. 

4. Cultura e desenvolvimento - economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Sob os cuidados do músico José Renato Gimenes Neves, presidente da Associação Livre dos Músicos de Araçatuba (Alma).

Conselheiros titulares e suplentes do CMPCA são membros natos; artistas e entidades culturais cadastradas na Secretaria Municipal de Cultura terão sua participação garantida apenas com um telefonema (18-3636 1270). Os demais interessados poderão se inscrever até 12 de julho de 2013, sexta-feira, apresentando comprovante de residência (artistas) e CNPJ (entidades).

Contamos com a participação de todos.