Pesquisar este blog

Banda Tribuss - show ½ Ambiente - Araçatuba

Depois de apresentar o show Mistureba no ano passado, a Banda Tribuss, formada por jovens do Centro de Referência da Juventude – Prefeitura de Birigui,  apresentará hoje, 1.º/06/2013,o espetáculo ½ Ambiente, na Praça João Pessoa, às 20h30, em Araçatuba-SP


A proposta foi explorar os sons produzidos por objetos alternativos, que são descartados no lixo comum na cidade, para um processo de criação e imaginação fantástica. No repertório estão 16 músicas, que passa por uma diversidade de ritmos enorme. Do clássico ao Pop, os jovens e adolescentes, fazem os instrumentos de percussão produzirem sons inusitados.

O figurino e o cenário são repletos de materiais recicláveis e enriquecem a crítica ambiental a uma sociedade consumista que o espetáculo faz.

Com direção do músico Everton Gennari, ½ Ambiente não economiza em arte. Os artistas apresentam balé, música, teatro, expressão corporal, voz, dança e poesia. São 50 minutos de um banho cultural raramente visto na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.

Para uma avaliação crítica do espetáculo é importante observar os detalhes. Os baldes, tambores, latas, molas, tampinhas, garrafas pet que são utilizadas durante a apresentação. Ainda que exista momentos de teatrinho pastelão, os apelos são apresentados com uma pitada de humor. Durante a apresentação a personagem “Mãe Natureza” representa sofrimento e abandono que, na vida real, o meio ambiente passa nos grandes centros urbanos.

A apresentação em Araçatuba

A praça João Pessoa, em Araçatuba, no sábado, não ficou tomada de gente para ver a apresentação da Banda Tribuss, porque havia vários eventos culturais na cidade, mas houve um número significativo. Esse ficou encantado com a qualidade musical da banda.


Dentre eles, estava este secretário, Marco Rogério Tinareli (Diretor do Departamento de Cultura de Birigui, lá ainda não há Secretaria de Cultura) e o prefeito Pedro Bernabé (PDT).    

Marco Rogério Tinareli e Pedro Bernabé