Pesquisar este blog

Troféu Odette Costa - 2012 - contemplados


A lei municipal que instituiu o troféu Odette Costa  Bodstein, n.º 4905, de 23/10/1996, afirma que  a outorga do prêmio  cabe à Secretaria Municipal de Cultura, sem estabelecer critérios e outras orientações.  

Em 2009, 2010, 2011, por convite do secretário Hélio  Consolaro, o Conselho Municipal de Cultura, depois Conselho Municipal de Políticas  Culturais de  Araçatuba, participou do processo de escolha.
Em 2012, o CMPCA abriu mão da participação. 

Com isso, o secretário municipal de Cultura, Hélio  Consolaro, reuniu a sua equipe e escolheu os contemplados. O processo demorou quase 30 dias, após as reuniões,  as conversas continuaram até chegar à  lista. Todos os contemplados  aceitaram o prêmio de pronto. A lista tenta contemplar todos os segmentos da cultura araçatubense, levando  em  conta o conceito de diversidade cultural.

Quem participou da discussão: Hélio Consolaro,  Vanessa Manarelli, Simone Leite Gava, José Ferando Bacelar, Tânia Regina Capelari,Osvaldir Pereira da Silva, Carlos Paupitz, Alexandre Melinsky,  Reggis Antônio, Soraia Solange Dias, André Ferreira.   

1.  Artes visuais: Mário Henrique Silveira Bueno
Razões: por ter vencido o concurso de fotografia “cartão  postal  de Araçatuba”  da Secretaria Municipal de Turismo e sua foto  ter sido também selo da Empresa Brasileira de Correios.
Foto vencedora

2.  Dança: DançAta
Razões: temos muitas academias de dança em Araçatuba, agora surgiu aDançAta, uma companhia,  que é um grupo cuja finalidade é montar espetáculos. A concessão do prêmio  é um reconhecimento  e um estímulo para que outras companhias surjam.

3.  Evento cultural de organização coletiva: Amigos da Seresta. Há muito  o grupo vem organizando shows em praças da  cidade, propiciando ao grupo da terceira  idade  momentos de recordações e  prazer.

4.  Literatura: Tantas Palavras - coletânea do núcleo da UBE.
Surgiu um novo grupo de escritores em Araçatuba, organizado em torno da União Brasileira de  Escritores, entidade nacional e com muitos anos de existência. Eles organizaram uma coletânea chamada “Tantas Palavras”, lançado  em novembro de 2011. Dentre outros livros, ele mereceu destaque. 
Capa do livro

5.  Cultura popular: Associação Cultural U'Manos – em Araçatuba a cultura hip-hop é muito forte. Trata-se de uma cultura popular  de caráter  urbano. E essa associação garante essa manifestação de forma organizada, inclusive com programa semanal  de rádio “ O som das ruas”, na Rádio Cultura FM,  comandado pelo DJ Sancler. Aos domingos, das 15h às 17h.
          
6.  Música: Madrigal Paralelus
Regido pela pianista Mizue Sawada Otsuka. Em 2011, o coral Madrigal  Paralelus comemorou seus 35 anos de  existência  em 22 de novembro  de  2011 na  catedral N.S. Aparecida.No Youtube

7. Lançamento de CD – Fast  Fusion (banda instrumental  de jazz/ fusion). Composta pelos músicos Daniel  Freitas, Christian Freitas, Fabiano Neves, Henrique Pereira e Júlio Mouro,  todos residentes em  Araçatuba.  CD de musicais instrumentais denominado “Alucinações  musicais” em que há uma faixa homenageado Araçatuba, “Vivendo  em Araçatuba”, inclusive com videoclipe no Youtube

8.  Produtora Cultural: FMF 
Essa produtora tem se mostrado capaz de captar recursos  de outras esferas administrativas, projetando  artistas de Araçatuba no Estado de São Paulo e no Brasil. A premiação é um reconhecimento e um incentivo  para que outras façam isso também.  
Madrigal Paralelus em sua festa de 35 anos
9.  Rádio:Alcides Mazzini
“Cid Mazzini” é uma personalidade da cultura araçatubense, músico. Há 23 anos, mantém aos domingos, das 10h às 13h, o programa Cid Mazzini na rádio Cultura FM. A premiação é  um  reconhecimento pela ótima qualidade de seu programa. No Youtube.

10. Teatro: Os Pregadores do Riso
O grupo  existe desde 2001, tem como  figura principal o palhaço. Junto  com a produtora FMP tem apresentado espetáculos por  todo o Brasil. O prêmio é o reconhecimento à persistência  e à ousadia do grupo. Esteve participando de festival de teatro em Portugal. No Youtube.

11. Prêmio especial: Franco Baruselli
Um professor italiano  chegava a Araçatuba em 1959, naturalizou-se. Casou-se com Neide Sampaio, constitui família e teve filhos. Foi deputado estadual por dois  mandatos e secretário de Estado no governo de Franco Montoro. O prêmio  a ele concedido  tem como foco  a fundação do Instituto Noroestino de  Tecnologia, Educação e Cultura – o Intec, que se tornou polo  da cultura de Araçatuba por duas décadas, principalmente durante  os anos  de chumbo. A  existência do teatro Castro Alves, que  retornou às atividades se deve a ele. Um prêmio  de reconhecimento.     

12. Conjunto da obra: Margaret Martins
A artista  ora é classificada  como  artesã, ora como artista plásticas. Na verdade, ela projeta e constrói troféus e escultura, se projetando mais pela primeira. As premiações de Araçatuba têm a sua marca, os troféus personalizados de Margareth Martins, inclusive os troféus do prêmio  Odette Costa, que ela acaba de ganhar.

Franco Baruselli
13. Personalidade da vida cultural: Areobaldo Manfredini – conheceu música pelos acordes de seu pai, iniciou em “Os Guabanabara”. Atualmente  leciona  música em sua casa  e rege a “Orquestra Jovem de Repertório Livre”, que é mantida por  ele e pelos pais  de seus pupilos. Não recebe apoio público pela iniciativa por opção. Não se fala da música araçatubense sem falar de Areobaldo Manfredini. Veja no Youtube

14. Espaço de difusão cultural: Livraria Nobel - Shopping Araçatuba – atualmente na av. Cussy de Almeida, a livraria no shopping foi ponto cultural  de lançamento de livros,  encontro da intelectualidade araçatubense.

15. Memória: Palmas e Palmadas - coluna de Alessandra Nogueira. Uma coluna recente, mas que colabora pela conservação da memória cultural de Araçatuba. na Folha da Região, principalmente a musical.

16. Destaque estadual: Aline Lopes - artista plástica. A jovem artista foi  vencedora do Mapa Cultural Paulista, nível  estadual, processo  de escolha  que começou em  2011. Já  foi reconhecida em nível estadual, merece os aplausos também de Araçatuba.
17. Destaque nacional: Malcolm Lima – compositor. Um jovem compositor, vencedor do concurso de samba-enredo do Carnaval de Araçatuba nos  anos de 2009 e 2012. Atualmente, ganhou projeção  nacional  pela composição  de  “Humilde residência”, cantada por Michel  Teló. Ele  faz parte do  grupo Opção  7. Veja no Youtube

18. Destaque internacional: Grupo 12 Mãos – cajón. O grupo, uma corporação que trabalha com instrumento de origem  peruana foi convidado pela Embaixada Brasileira no Peru para uma homenagem à  intelectualidade peruana em Lima. Além disso, participou de outros shows naquele país, sempre  citando Araçatuba.  Veja reportagem  

Dia da entrega: 31 de maio, 19h30-23h30 
Local:  Cabana, casa de espetáculo. Rua 15  de Novembro, centro.