Pesquisar este blog

Queima do Alho é sucesso de sabor e resgate cultural

A primeira etapa do 4º Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista reuniu centenas de pessoas de Araçatuba e várias cidades da região no domingo (11), no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. “E foi mais uma oportunidade para o exercício desse resgate cultural, além de marcar o início da classificação visando presença no concurso da tradicional Festa do Peão de Barretos”, explica a presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, Cláudia Colli.



Queima do alho é a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro. O evento teve apoio expressivo da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade montou a própria comitiva, enquanto outros servidores participaram ativamente nas companhias. Proveniente de Novo Horizonte, a Comitiva do Bacuri também contribuiu para o sucesso da festa, cuja renda será revertida para construção de capela no terreno da futura sede do Centro de Tradições, na avenida João Arruda Brasil.

Na avaliação dos três juízes, a Comitiva São Francisco, de Bento de Abreu, mereceu o primeiro lugar. As companhias Cabanha Moura e Sereno da Madrugada, de Araçatuba, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A somatória de pontos em mais duas etapas, em maio e agosto, definirá o representante do Interior Paulista no mais famoso evento do peão.



A comissão julgadora foi formada por Antônio Ferreira, de Araçatuba; Wanderlei Aragão, de Junqueirópolis; e por Alceu Garcia, conhecido como Alceu berranteiro. Em 55 anos da festa de Barretos, ele é o que mais acumulou vitórias no concurso do berrante, com 32.

ARAÇATUBA EM BARRETOS
O radialista Jota Carvalho foi o representante do Grupo Os Independentes, de Barretos (organiza a Festa do Peão), no 4º Circuito da Queima do Alho. Para ele, a preocupação do prefeito Cido Sério e dos secretários municipais com o resgate da cultura caipira merece todo reconhecimento. “E o nosso apoio. Poucos municípios têm esse privilégio: um olhar especial para a cultura tradicional”.

Carvalho aproveitou para convidar a dupla de violeiros Henrique e Rodrigues da Viola para se apresentar no Palco Pau do Fuxico, uma das atrações da Festa do Peão e que mantém viva a tradição da música raiz moda de viola. Outra presença garantida em Barretos é a do Grupo de Catira Novos Araçás, ao som da dupla Duo Viola e Horizonte, que também se apresentou no recinto de exposições. O Grupo Infantil de Catira da Secretaria de Educação participou com duas turmas, formadas por alunos das escolas municipais Francisca Arruda Fernandes e Maria de Freitas Souza.

Cláudia Colli acrescenta que “a cada etapa nós estamos aperfeiçoando, com as pessoas assimilando e incorporando esse traço cultural. Antes, eram mais os homens que participavam. Agora, as famílias se reúnem e apreciam o cardápio tropeiro preparado pelas comitivas, à base de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. E, claro, com muita música sertaneja, especialmente a moda de viola, e apresentações da dança de catira”.

Antes da próxima etapa do 4º Circuito da Queima do Alho do Interior Paulista, em maio, os grupos de catira (adulto e infantil) deverão se apresentar duas vezes no mês de abril: em Bento de Abreu, no dia 1º, e em Gabriel Monteiro, no dia 25. A prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Vidoto, esteve no evento para fazer o convite aos catireiros e comitivas da Queima do Alho.

   

----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS)
Prefeitura Municipal de Araçatuba (PMA)
(18) 3607-6603 / (18) 3607-6611
cidadao.pma@aracatuba.sp.gov.br
www.aracatuba.sp.gov.br
---------------------------------------------------