Pesquisar este blog

“MISS CULTURA” - A BELEZA DO TEXTO É FUNDAMENTAL PROGRAMA SERÁ REALIZADO EM ARAÇATUBA


“Miss Cultura”, será realizado em Araçatuba , sábado, dia 17 de março às 17h na biblioteca municipal Rubens do Amaral. O programa é financiado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) - do Governo do Estado de São Paulo.

O PROGRAMA
Cansados de ouvir que toda a miss só lê O Pequeno Príncipe, os escritores Marcelo Carneiro da Cunha e Fabrício Carpinejar decidiram mostrar que a beleza do texto é fundamental.  Criaram um concurso de miss dentro da literatura, uma forma lúdica de interagir com a leitura. Trata-se de um misto de recital e karaokê literário para eleger os melhores a partir de um tema (Ciúmes, Sedução, Paixão, Infância, Amor etc). 

A cada encontro, é possível assistir a leituras dos enredos e fragmentos preferidos de Fabrício e Marcelo, que apresentam suas cinco candidatas ao título supremo e universal, escolhidas após processos seletivos prévios, na biblioteca que vive na cabeça de cada um. Haverá um desfile verbal de narrativas e poesias com a participação do público, que elegerá ao final a Miss e suas princesas. Os espectadores votam na peça mais bela (ou inimitável) da noite, que será consagrada Miss Cultura da noite. O segundo lugar torna-se princesa. O terceiro colocado ganha o título consolação de Miss Simpatia. Igualzinho ao que acontece no mundo lá fora. 

Os temas e as obras são escolhidos pelos autores. O tema é divulgado com o evento, aguçando a imaginação e a expectativa do público. Os livros são conhecidos pelo público apenas durante o encontro – o elemento surpresa é fundamental em um concurso de beleza.
Marcelo Carneiro da Cunha
Fabrício Carpinejar

PÚBLICO ALVO
O público-alvo do Miss Cultura é o estudante, o profissional liberal, a professora, o aposentado, a dona-de-casa, o sorveteiro, o funcionário público, a moça da farmácia. O Miss Cultura é de todos, todos serão convidados a participar dessa programação cultural que não estará no bar nem na praça, mas no meio dos livros. A ideia é também mostrar que a biblioteca também é um lugar divertido, vivo, interessante. 

Miss Cultura enaltece o livro, o texto literário, encantando leitores contumazes e despertando o interesse pela leitura naqueles que ainda não desfrutam do prazer de ler no seu cotidiano.






PROGRAMA MISS CULTURA
Escritores presentes na tarde literária, ambos gaúchos: o midiático Fabrício Carpinejar e o infantojuvenil Marcelo Carneiro da Cunha.  
Dia: 17/março/2012
Horário: 17h
Local: Biblioteca municipal “Rubens do Amaral”, rua Armando Salles de Oliveira, s/n.
Fone: 3622-5559
Entrada: gratuita
Parceria: Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Cultura.