Pesquisar este blog

Sambódromo “Recinto de Exposições”. Começa o carnaval!


Hoje começa o carnaval 2012 de Araçatuba, num formato diferente, com novidades. Não tivemos o carnaval de rua em 2011, já em 2012, temos o desfile de escolas de samba e os bailes debaixo de uma enorme tenda: 4 mil metros quadrados. Malcolm Lima estará nos animando com seu samba-enredo “Araçatuba brilha mais”.

Por que insistir no carnaval? Porque Araçatuba tem história, e o carnaval é um capítulo importante, faz parte de nossa cultura. A tentativa é transformá-lo numa atração turística regional. Daí dar-lhe nova formatação.
Tenda, sendo preparada 
 Podemos dividir os quatro dias em duas vertentes: sábado e segunda-feira, 18 e 20 de fevereiro, para quem gosta de dançar, pular, brincar. Banda Fascinação, de Taquaritinga-SP, hoje, sábado, com inscrições dos cordões (20 pessoas uniformizadas); Banda Delírio, de Garça-SP,na  segunda-feira.

Domingo e terça para quem aprecia escolas de samba. No domingo, das 20h30 às 24h, o grande desfile para chegar à campeã. Disputarão: Caprichosos, Virada do Sol, Sonho e Fantasia, Unidos da Zona Leste. 
A comissão julgadora é de São Paulo, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Cultura. Depois, a folia continua com a banda Maçambará, Araçatuba. Na terça-feira à noite, desfile das campeãs: primeira e segunda colocada.

A criançada terá duas oportunidades. Dia 19, domingo, matinê com concurso de fantasia sob a animação da banda Maçambará, Araçatuba. Na tarde de terça, 21, com matinê gospel, com a banda El Shaddai. Com certeza, a juventude e adultos evangélicos também estarão presentes.

O grande homenageado de 2012 no sambódromo chamado Recinto de Exposições é o Rotary Club. A escola Unidos da Zona Leste cantará na passarela e nas alegorias as realizações da entidade de caráter internacional, fundada por Paulo Harris. O governador do Distrito 4470, Elvio Gusson (Campo Grande), estará presente no desfile de domingo, prestigiando a escola de samba.

Levar o carnaval para o Recinto de Exposições apresenta vários aspectos positivos: 1) não atrapalha o trânsito da cidade; 2) um lugar fechado, com mais facilidade de controle pela segurança; 3) não incomoda quem não gosta de carnaval; 4) mais conforto, debaixo da tenda da Feicana; 5) não haverá venda de bebidas destiladas, apenas cerveja, água e refrigerantes.   
Logo do carnaval 2012
Tema: Cuidar das pessoas, porque elas as luzes de Araçatuba

Qual é o preço do ingresso? Apenas um litro de leite em embalagem longa vida; ou um quilo de alimento, que não seja sal. A doação de cada um será feita pelo Fundo Social de Solidariedade na portaria e revertida às entidades assistenciais.

A grande novidade na gestão do carnaval 2012 é a presença da Assesa. Ela estará explorando o espaço do recinto, locando-o a empresários e ambulantes, e também explorando o estacionamento de carros. Fortalecer a Associação das Escolas de Samba de Araçatuba é trabalhar para que a Prefeitura de Araçatuba vá se retirando do financiamento do carnaval e ele se torne autossustentável. Neste 2012, será o início desse processo.

Também temos bons parceiros em 2012, como os Supermercados Rondon, e a Spaipa – distribuidora dos produtos da Coca-Cola. A TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) também é parceira, porque está colocando ônibus para a população até o Recinto de Exposições.

O circo está armado à espera da grande plateia. Divirtamo-nos com paz e alegria. Você, caro leitor, de Araçatuba e região, é o grande convidado do prefeito Cido Sério (PT).       

Matéria publicada no jornal "O Liberal Regional", no dia 18/2/12
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP