Pesquisar este blog

Praça Rui Barbosa será totalmente revitalizada



A Praça Rui Barbosa, que é um dos principais cartões-postais de Araçatuba, será totalmente revitalizada. A previsão é de que as obras comecem em janeiro e durem seis meses. O projeto é do professor Arthur Leandro Lopes e vai ser implantado em parceria com a Prefeitura e empresas do município. 

O local vai receber novos equipamentos e uma decoração que consiga, ao mesmo tempo, harmonizar símbolos do passado da cidade com a contemporaneidade de seu desenvolvimento atual.

DETALHES
De acordo com o projeto apresentado por Lopes, a praça terá um novo coreto nas cores vermelha e preta e postes estilizados do início do século passado na cor preta. Os bancos atuais serão retirados para que novos e mais modernos sejam instalados. Os locais de assento vão acompanhar a iluminação para que sejam criadas pequenas ilhas de convivência. Algumas construções atuais serão retiradas para aproveitamento melhor do espaço.

“Será um lugar para as famílias”, explica o idealizador. O prefeito Cido Sério, que já esteve na praça com Lopes em várias ocasiões para discutir o projeto, destaca que a praça tem que manter a sua missão de acolhimento, segurança e praticidade. 

“Por isso, estamos discutindo cada detalhe. Nossas secretarias trabalharão intensamente nesta parceria. Nós poderemos oferecer mão-de-obra e veículos, por exemplo”, afirma o prefeito.

FONTE
A fonte poderá ser reformulada e seu custo poderá chegar a R$ 100 mil. O investimento deverá ser pago por meio de patrocinadores da iniciativa privada. Se ela for mesmo reestruturada, a Prefeitura ficará responsável pela manutenção. 

O paisagismo também será todo refeito e os canteiros serão remodelados para que não existam mais degraus que coloquem a segurança das pessoas em risco.

Lopes antecipa que o piso da praça, que foi construído com petit-pavê, vai ser preservado. Porém, haverá a inserção de uma faixa vermelha em alusão ao calçamento de Hollywood.

A administração estuda, também, formas de ampliação da segurança naquela região da cidade. Um sistema de monitoramento por câmeras está sendo avaliado e poderá ser umas das alternativas usadas.

PARCERIA
A parceria entre o professor e a Prefeitura prevê parcerias com empresas para o custeio das obras, no mesmo molde que foram feitos nas praças Getúlio Vargas e João Pessoa. O prefeito Cido Sério destaca que este tipo de parcerias viabiliza obras que o município, sozinho, não teria condições de fazer.