Pesquisar este blog

Cultura é um dos destaques de 2011 em Araçatuba


A produção cultural em Araçatuba foi intensa ao longo deste ano. A cidade foi palco de grandes eventos e viu seus artistas apresentarem uma rica lista de atividades. As atividades e o desempenho da Cultura Municipal é resultado da política pública do setor instituída pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). 
Balé Municipal
Uma das situações mais significativas e importantes do setor foi o encaminhamento, por parte do Governo Municipal, de projetos de lei relacionadas à cultura para a Câmara Municipal, com o objetivo de modernizar as leis municipais e adequá-las às novas exigências do Ministério da Cultura. Os vereadores aprovaram – e elas passam a vigorar em 2012 – as seguintes leis: a de Incentivos Fiscais, a de Política de Preservação e de Tombamento do Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do município; a do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, além da lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, fato histórico e que foi comemorado pela comunidade cultural da cidade. 
Orquestra de sinos
Na prática, por meio dos projetos socioculturais da Prefeitura, em 2011 crianças puderam realizar uma grande montagem de balé, que emocionou o público com o “Quebra Nozes”, às vésperas do Natal. Também por intervenção do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), foram melhorados os equipamentos de produção e exposição de peças de teatro e artes plásticas. O secretário de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro, afirma que a política da Administração Municipal para o setor privilegiou os artistas e o público, por isso o balanço de 2011 é tão positivo.

“Temos sempre em mente que tanto quem produz quanto quem aprecia precisa ser impactado com as ações da administração. Há sempre a necessidade de incentivar os produtores e formar público”, destaca Consolaro, resumindo a estratégia de ação de sua secretaria.


Hélio Consolaro

DESTAQUES
Em todos os meses de 2011 foram realizados atividades ou atos que ajudaram a desenvolver este importante setor. Consolaro destaca, porém, alguns itens que simbolizam a rica lista de realizações. Para ele, o aumento de 100 vagas nas aulas gratuitas de balé foi um ganho social muito significativo. Atualmente, este projeto da Prefeitura de Araçatuba atende a 523 crianças e adolescentes em quatro núcleos espalhados entre o centro e a periferia.

“Estamos levando o acesso às artes para crianças que antigamente apenas sonhavam com a dança quando a via na TV. Para o segundo semestre do próximo ano, queremos abrir novas turmas nos bairros São José e Clóvis Picoloto”, avalia o secretário.

INVESTIMENTOS
Para dar maior comodidade ao público e aos artistas, a Secretaria de Cultura de Araçatuba também fez investimentos significativos em infraestrutura. A revitalização do teatro Castro Alves, que foi reaberto em outubro depois de 20 anos de abandono, foi, sem dúvida, um dos destaques. “A Prefeitura investiu R$ 500 mil para esta realização”, diz o secretário.

Outro espaço que recebeu atenção especial do governo de Araçatuba em 2011 foi o MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas). “Fizemos melhorias no prédio que beneficiaram a todos os que usam o local”, explica Consolaro.

GRANDES EVENTOS
O público foi o grande beneficiado com os grandes eventos que a Prefeitura de Araçatuba promoveu. No final do ano, houve uma grande festa de Natal com a presença da renomada banda Inimigos da HP.
Público "Inimigos da HP"
Também foi realizada uma das maiores edições do Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), que passou, em 2011, a ser nacional. Com um total de 25 atrações, realizadas entre 14 a 23 de outubro, a série de peças, workshops e intervenções em áreas abertas levou ao público muita arte, com dramas, comédias e temáticas infantis. O diferencial deste ano foi a campanha social para arrecadação de 600 litros leite longa vida, que beneficiaram diretamente as famílias carentes do município.

“Poderíamos ainda estender muito esta lista. Tivemos o ‘Olhar Arte’, o concurso de contos, que passou a ser internacional, programações intensas no aniversário da cidade e no Natal. Não podemos também deixar de citar o Boteco Legal, que mapeou a gastronomia dos bares de nossa cidade e culminou em grande evento”, resume o secretário. 

Outro ponto alto da Cultura neste ano foi o Culturaça, ação periódica realizada nos bairros, descentralizada e vivenciada de acordo com as experiências locais de cada região da cidade. Em 2011 foram realizadas cinco edições (Alvorada, Guanabara, Antônio Pagan, São José, e Antônio Villela). Essa e demais ações a cultura foram determinantes para o desenvolvimento social de Araçatuba, na medida em que permitiram a ampliação da percepção da população quanto à cidade e a valorização local. 

--------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
--------------------------------------------------------------------