Pesquisar este blog

Balé Municipal apresenta espetáculo "O Quebra Nozes"

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Cultura (SMC), promove, entre esta terça-feira (13) e quinta-feira (15), três apresentações do espetáculo “O Quebra Nozes”, com as alunas do balé municipal. A peça será encenada sempre às 20h30, na Unip. O objetivo é proporcionar para estas adolescentes a chance de se apresentar um bailado tão famoso, além de incentivar, cada vez mais, a prática de uma dança clássica e saudável.

Os convites poderão ser retirados somente (2 por pessoa) na Casa da Cultura "Adelino Brandão", localizada na rua Anita Garibaldi, 75. Ressaltando que é preciso que os interessados em assistir as apresentações, deverão retirar seus convites pelo menos um dia antes de cada apresentação.

HISTÓRIA
O “Quebra Nozes” é um conto de natal publicado em 1881, criado pelo escritor alemão Ernst Theodor Amadeus Hoffmann. O conto inspirou para que o compositor romântico russo, Piotr Ilitch Tchaikovsky, entre os anos de 1891 e 1892, criasse um bailado de mesmo nome, caracterizado com suas próprias músicas e a coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov.

A história se baseia nas aventuras de um boneco de quebra-nozes junto com a menina Clara. O boneco possui a bela aparência de um ser humano vestido de soldado, mas que infelizmente tem suas pernas e sua cabeça de tamanho gigantesco. Atualmente, o conto é mais conhecido pelas crianças, por meio do filme Barbie em O Quebra Nozes, que reproduz a história de natal, juntamente com as músicas de Tchaikovsky.

BALÉ
O Balé Municipal atende crianças e jovens entre cinco e 18 anos. As aulas acontecem das 8h às 17h, onde as turmas praticam a dança clássica duas vezes por semana. Os locais de atendimento ficam localizados nas escolas municipais Egles Gabas de Carvalho (Vista Verde), Fausto Perri (Alvorada), no Centro Municipal de Formação da Criança e do Adolescente (Cemfica TV), e na própria Secretaria de Cultura.

A atual administração visa oferecer não apenas uma melhor infraestrutura e professores mais capacitados, como também todo material necessário para o aprendizado destas crianças. As belas artes, como o cinema, o teatro e a dança, assim como as grandes produções culturais, precisam ter a sua reconhecida importância. Assim, mais do que realizar atividades de entretenimento, é promover a interação de toda população e contribuir para uma melhor preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental de Araçatuba.

Serviço: 
“O Quebra Nozes” (alunas do balé municipal)
Dias:13, 14 e 15
Hora: 20h30
Local: Unip