Pesquisar este blog

Apresentações do Balé Municipal reúnem 2 mil pessoas


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou três apresentações do Balé Municipal, entre os dias 13 e 15 deste mês. As crianças e adolescentes apresentaram uma adaptação livre do espetáculo clássico “O Quebra Nozes”, com músicas compostas por Tchaikovsky. Cerca de 2 mil pessoas participaram das sessões, entre plateia e bailarinos. 

As apresentações foram realizadas no teatro da Unip. Segundo a coordenadora do Balé Municipal, Vanessa Manarelli, 402 crianças e adolescentes participaram do espetáculo. Os bailarinos recebem as aulas nas Escolas Municipais Fausto Perri (Alvorada) e Egles Gabas (Vista Verde) e no Centro de Formação Integral da Criança e do Adolescente do Jardim TV (Cemfica TV). 

O Balé ainda conta com uma sala na Casa de Cultura “Adelino Brandão” (Centro). Na primeira sessão, na terça-feira (13), o prefeito Cido Sério destacou a ampliação e descentralização do projeto, que tinha cerca de 100 crianças e uma sala no início de 2009 e hoje têm 458 alunos matriculados em quatro salas, três delas na periferia da cidade. Na ocasião, o prefeito ainda disse que serão construídas mais duas salas de balé em 2012. 

O ESPETÁCULO
"O Quebra Nozes" foi inspirado em uma adaptação de trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (Quebra Nozes e o Rei dos Camundongos), de Ernest Hoffmann. O compositor romântico russo Tchaikovsky compôs as músicas para o balé, que conta a fantasia de Clara, uma menina que, na noite de Natal, se encanta de uma maneira especial por um dos presentes que recebeu, um boneco quebra nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente adormece e entra no mundo da fantasia.