Pesquisar este blog

Araçatuba realiza sexta edição da Semana Tião Carreiro



Conhecido como um dos maiores violeiros e tradutor da alma do homem do campo, o músico Tião Carreiro vai ser homenageado em Araçatuba em uma serie de três eventos. A 6ª Semana Tião Carreiro terá shows nos dias 8, 9 e 15 de outubro.

A semana é realizada pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A iniciativa tem parceria do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Supermercado Rondon.

AGENDA

6ª Semana Tião Carreiro começa no dia 8 com show às 19h no bairro Engenheiro Taveira. Haverá apresentação de violeiros e rodeio.

No dia 9, no bairro Juçara, ao lado do Supermercado Rondon, a partir das 17h, terá apresentação de violeiros e da dupla Divino e Donizete.

No dia 15, será realiza apresentação de violeiros e quermesse, a partir das 17h, no Salão Paroquial da Pratinha. O evento tem apoio da Associação dos Produtores da Pratinha e da Prata.

HISTÓRIA
Tião Carreiro é o nome artístico de José Dias Nunes. Ele nasceu no dia 13 de dezembro de 1934 na cidade Monte Azul distrito de Montes Claros (MG), mas foi criado em Araçatuba.

Ele cantou em diversas duplas, tendo adotado diferentes nomes artísticos, tais como Zezinho (com Lenço Verde), Palmeirinha (com Coqueirinho) e Zé Mineiro (com Tietezinho). Lenço Verde e Coqueirinho eram pseudônimos do mesmo parceiro, o Waldomiro, que era primo de Tião Carreiro.

Suas parcerias mais famosas foram com Antônio Henrique de Lima (o Pardinho) e Adauto Ezequiel (o Carreirinho).

Tião Carreiro alcançou sucesso ao formar dupla com Pardinho, e foi o inventor do pagode de. Dentre os maiores sucessos de Tião Carreiro estão as canções “Pagode em Brasília”, “Boi Soberano”, “Filhinho de Papai”, “Cochilou, Cachimbo Cai”. A discografia de Tião Carreiro soma mais de 45 discos.