Pesquisar este blog

Buteco Legal – Festival de Comida de Boteco em Araçatuba

Uma de muitas reuniões da comissão organizadora do evento
Desde 9 de junho, uma comissão organizadora se reúne para organizar o evento e sensibilizar os empresários do ramo de boteco a particarem. Com inscriões já garantidas de 16 botecos, abrem-se as inscrições para mais participantes do Buteco Legal, uma atividade cultural e turística para promover os bares que fazem petiscos em suas dependências.
Logomarca do evento

Cultural porque tais pratos fazem parte da tradição de Araçatuba; turística porque, com certeza, tal evento trará a cada ano de sua realização mais visitantes para a cidade.   

Euflávio de Carvalho, Turismo


“A idéia nasceu na Secretaria Municipal da Cultura, com adesão da Secretaria Municipal do Turismo e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares de Araçatuba e Região (Sinhores). De repente, Sebrae e Sesc eram também parceiros. E teremos mais parceiros” – declarou Hélio Consolaro, secretário municipal da Cultura.

Para participar do evento, o bar precisar ter CNPJ, ser microempresa, ter porta na calçada e servir petisco preparado no estabelecimento. A inscrição nada custará ao proprietário. “Já 16 empresas se inscreveram, mas queremos mais para que o evento nasça encorpado. As inscrições vão até o dia 15 de agosto” – disse Liu Shang Shien, presidente do Sinhores.”
Josenayde Sousa Eneas - Sebrae

ETAPAS
A primeira etapa é composta pelas inscrições. A segunda, o treinamento, para que o proprietário do bar saiba quais os critérios serão usados no julgamento. Essa será a única
contrapartida do microempresári:é participar de três palestras no mês de setembro, das 14h às 16h no Sebrae:
13/09 – ATENDIMENTO A CLIENTE.
20/09 – VIGILÂNCIA SANITÁRIA
27/09 – FLUXO DE CAIXA
A terceira etapa é o julgamento, ele ocorrerá no próprio boteco, pelos clientes e por uma comissão julgadora composta por quatro técnicos, de 15/l0 a 15/11/2011. Serão levados em conta os seguintes critérios: o sabor do petisco, a higiene, o bom atendimento e a temperatura da bebida.
Em cada item, haverá o boteco ouro, boteco prata, boteco bronze. Serão classificados 12 estabelecimentos. Dentre eles haverá o supercampeão, o boteco diamante, cuja média for maior de todas.
Liu Shang Shien, presidente do Sinhores

A quarta e última etapa, saideira, será uma grande festa no dia 3 de dezembro, sábado posterior ao aniversário da cidade, na praça São Joaquim, das 10h às 22h. Os 12 botecos classificados poderão vender seus produtos na praça sob uma tenda, com pia, cadeiras e mesas. Haverá apresentações artísticas o dia inteiro, sendo a última patrocinada pelo Sesc: pagode, samba, choro.   

Prêmios
Mauro Rico - Turismo

Os botecos participantes serão identificados com faixas, se identificando. E, se premiados, ostentarão um selo em seu boteco. Além de ter ampla divulgação de seu estabelecimento.
Além disso, o Sinhores pretende conseguir prêmios próprios para os botecos vencedores, ferramentas de trabalho, como: freezer, churrasqueira, etc. Evento semelhante ocorre em Belo Horizonte-MG.


Fernando Bernabé - Vigilância Sanitária

“Se temos muitos botecos em Araçatuba, porque não transformar isso num potencial turístico para o município”, finalizou Carlos Nova, secretário do Turismo.  



Inscrições: Secretaria Municipal da Cultura
Telefone: 3636-1270