Pesquisar este blog

Encontro de escritores da UBE em Araçatuba

No sábado de manhã, 18/12, no auditório do Senac, houve o primeiro encontro de escritores de Araçatuba e região promovido pelo núcleo da União Brasileira de Escritores, cujo presidente nacional Joaquim Maria Botelho esteve presente. Também estiveram valorizaram o evento: o prefeito municipal Cido Sério; representante da secretaria da Educação Patrícia Soares; Maria Antônia Dario, editora-chefe da Folha da Região, o secretário da Cultura Hélio Consolaro; a vereadora Durvalina Garcia, representando a Câmara Municipal de Araçatuba; Tito Damazo, representou a Academia Araçatubense de Letras na mesa de abertura dos trabalhos, além do renomado escritor Menalton Braff. O encontro foi presidido pelo coordenador do núcleo da UBE de Araçatuba, o professor Antonio Luceni.
Recepção

Joaquim Maria Castilho proferiu palestra sobre a história dos meios de comunicação social, inserindo nela a literatura. A tônica dos discursos elegeu a internet como a vilã da literatura atual. As vozes discordantes foram José Marcos Taveira, jornalista da Folha da Região, e o secretário Hélio Consolaro - ambos blogueiros militantes.

Mesa de abertura: Patrícia Soares, Durvalina Garcia
Menalton Braff, Joaquim Maria Botelho, Antonio Luceni,
Hélio Consolaro e Tito Damazo 

Houve mesas de debates sobre a questão das
novas mídias e a internet, mas a palestra mais importante foi a do escritor Menalton Braff que discorreu sobre a literatura juvenil. No final, Menalton Braff fez uma sessão de autógrafo de seu mais recente livro: Bolero de Ravel.  

Embora a plateia tenha sido composta, em sua maioria, por professores da rede municipal, podemos classificar que o encontro foi bem sucedido. Afinal, as professores fazem o letramento para que os alunos se tornem leitores, principalmente de livros. A presença de escritores da região não foi notada.
Prefeito Cido Sério discursa sob olhares 
Estiveram presentes as acadêmicos da AAL Yara Pedro Carvalho, Marilurdes Campezi, Tito Damazo, Célia Villela, Hélio Consolaro. Alguns membros do Grupo Experimental prestigiaram o evento: Wanilda Borghi, José Hamilton Brito, Maria Rosa Dias, Ana Almeida, André Bernardes, Emília Goulart e outros.
O núcleo da UBE em Araçatuba é dirigido por Antonio Luceni, Marilurdes Campezi, Duxtei Vinhas e Wanilda Borghi. O professor Pedro César da EE Clóvis de Arruda Campos, editor do site "Araçatuba e Região" também fez a cobertura jornalística do 1.º Enesiar..
Platéia
 Mais informações: http://blogdaube.blogspot.com

Notícia do encontro no portal da UBE