Pesquisar este blog

Trabalhos de organização da Oficina do Sistema Nacional de Cultura

      Em 29 de abril de 2010, o secretário da Cultura Hélio Consolaro participou de reunião no Escritório Regional de São Paulo do Ministério da Cultural para organizar as oficinas sobre o Sistema Nacional de Cultura pelo interior do Estado de São Paulo. Na oportunidade, colocou Araçatuba à disposição para ser sede da 1.ª oficina.
Aspecto panorâmico da reunião

Participaram da mesma reunião:

Henry Alexandre Durante Machado - Escritório do MinC em São Paulo


Eufraudísio Modesto Filho - Cultura de Várzea Paulista

Sandra Fagundes - Secretária da Cultura de Hortolândia-SP

Juliano Andermann-funcionário da Secretária da Cultura de Hortolândia 

Adenilson Duarte - Minc de São Paulo
      Os problemas burocráticos no Minc atrasaram a realização das oficinas, por isso ela está sendo realizada às pressas, num momento de Copa do Mundo. "Assim mesmo acredito que haverá uma boa participação dos municípios das regiões de Araçatuba e Rio Preto" - declarou Consolaro.
Programação
Recepção: Orquestra Municipal de Sopros
      29/06 (terça-feira) – 18h - Módulo 1 - Palestra de abertura sobre o Sistema Nacional de Cultura: papéis e responsabilidades dos setores: governo, mercado e social na consolidação da Política Nacional de Cultura.
- Estruturação e institucionalização do setor de cultura: Criação de órgãos de cultura em âmbito municipal, conceitos de órgãos de cultura, importância da institucionalização, estruturas básicas e modelos; formação de grupo de trabalho.
      30/06 – (quarta-feira) –
Recepção: Orquesa Jovem de Câmara
09h às 12h - Módulo 2 – CNPC e os conselhos municipais de política cultural: conceitos sobre conselhos – composição, tipos, atribuições - apresentação do CNPC e de uma experiência de conselho municipal, formação de grupos de trabalho (tirar propostas regionais/locais de conselhos).
Recepção:Folia de Reis Estrela do Oriente
     14h às 18h - Módulo 3 – O Plano Nacional de Cultura e planos municipais (3 horas): Conceitos, metodologia, estruturação; apresentação do PNC (SPC) e de uma experiência municipal; formação de grupos de trabalho (tirar propostas regionais/locais de planos).
NOITE CULTURAL NA PRAÇA JOÃO PESSOA - 20H
Orquestra do Projeto Guri,Grupo de Tambores Taiko,Balé Municipal, Bateria da Escola de Samba Unidos da Zona Leste, FAMA, Vander e sua banda.
      1.º/07 (quinta-feira) –
Recepção: performances de Ângela Gomes
Sombras: Denise Vaz, Kelly Cristina, Rosa Pereira, Sílvia Regina e Marcos Leandro 
09h às 12h - Módulo 4 – Planos Municipais de Livro e Leitura
Recepção: intervenções circenses - Grupo Pregadores do Riso
     14h às 18h - Módulo 5 - Sistema de Financiamento da Cultura – conceitos, mecanismos de financiamento, editais e projetos (apresentação do Mais Cultura), constituição de fundos de cultura, apresentação da nova Lei de Financiamento à Cultura - PROCULTURA (SEFIC) e de uma experiência municipal formação de grupos de trabalho (tirar propostas sobre a criação de fundos municipais e leis de incentivo municipais)