Pesquisar este blog

SAMBA DE ARAÇATUBA PARTICIPA DE OFICINA NO SEBRAE

21 e 22 de junho integrantes das escolas de samba de Araçatuba receberão capacitação do SEBRAE.


Fazer com que as escolas de samba se estruturem e tenham renda própria e trabalhem durante todo o ano, é um dos objetivos da oficina oferecida às agremiações.


A Prefeitura Municipal de Araçatuba, Secretaria da Cultura, ASSESA – Associação das Escolas de Samba – e SEBRAE, realizam nos dias 21 e 22 de junho, das 19h às 23h, na sede do SEBRAE – Araçatuba, Av. Cussy de Almeida, 1.167, aOficina de Planejamento Participativo” (OPP) voltado as escolas de samba de Araçatuba, para identificar as metas e objetivos dos grupos, para a partir disso elaborar um “Plano de Ação”, onde poderá contemplar capacitações e outras ações.
          
Segundo o gerente da unidade do SEBRAE – Araçatuba, Ricardo Espinosa Covelo, na capital o SEBRAE-SP, já desenvolveu um trabalho semelhante. O objetivo dessa OPP é fortalecer as escolas de samba, através da visão que se trata de um negócio como outro qualquer, e que elas (escolas) precisam se estruturar como uma organização ( que já o é, mas sem visão de gestão). Com esse trabalho, as escolas poderão criar novos produtos e serviços que irão gerar renda própria e ocupar a mão de obra da comunidade.

Ricardo Espinosa
O Secretário da Cultura, prof. Hélio Consolaro, reforça a importância dessa oficina. Para ele, a preparação dos dirigentes os capacitará para que gerenciem cada vez melhor suas escolas, e que elas funcionem durante todo o ano. “As escolas de samba precisam ficar menos dependentes do poder público, devem fazer de sua sede um local de trabalho. Para o município é interessante porque melhora o nível de emprego e o nível de renda das pessoas, promovendo a inclusão social”, conclui o secretário.

Hélio Consolaro
Durante uma reunião da Assesa – Associação das Escolas de Samba – com Hélio Consolaro, foi discutida a necessidade de preparar melhor as escolas de samba, para que tenham ferramentas para organizarem melhor e entrarem no mercado de confecções, de lazer e diversão. Outra idéia é a de que as escolas de samba de Araçatuba possam fabricar produtos para escolas de samba dos grandes centros, por exemplo.
A atenção às agremiações de Araçatuba foi uma recomendação especial do prefeito Cido Sério. “O prefeito me recomendou, desde que tomei posse como secretário, todo o carinho com as escolas de samba, que elas crescessem e fossem ferramentas da inclusão social”, finaliza o Secretário da Cultura.
A Oficina de Planejamento Participativo será coordenada por Josenaide Souza Enéas e Solange Moretti. Cada escola deverá participar da oficina com no mínimo 5 dirigentes. Araçatuba possui quatro escolas de samba : “Os Caprichosos”, “Sonho e Fantasia”, “Unidos da Zona Leste”, “Virada do Sol” e o bloco Unidos do Embu.



Serviço: “Oficina de Planejamento Participativo” (OPP) – SOMENTE PARA INTEGRANTES DE ESCOLAS DE SAMBA.
Dias: 21/22 de junho (segunda/terça)
Horário: 19h às 23h
Informações: (18) 3636-1270 (Sec. da Cultura) / 3622-4426 (SEBRAE)
Local: SEBRAE - ARAÇATUBA
           Avenida Cussy de Almeida, 1.167.

------------------------------------------------------------------------
Réggis Antônio – Assessor de Imprensa
Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura Municipal de Araçatuba
------------------------------------------------------------------------