Pesquisar este blog

Concurso de escultura homenageia violinista

No dia em que o violinista araçatubense Célio Novaes da Silva completaria 70 anos (28 de maio), a Secretaria da Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais lançaram o Concurso de Escultura "Célio, seu Violino e sua Praça", no auditório do SENAC. Para abrilhantar a homenagem, a Orquestra Jovem de Repertório Livre reiterou a proposta de trabalho sob regência do maestro Areobaldo Monfredini apresentando concerto com ampla liberdade musical e variedade de estilos.

Hélio Consolaro, secretário da Cultura
 O secretário da Cultura Hélio Consolaro destacou que o concurso dá início a um processo de valorização das personalidades araçatubenses, “que enfeitarão os espaços públicos da cidade. A ideia é estimular uma nova mentalidade sobre preservação da memória cultural e, ao mesmo tempo, valorizar e premiar artistas locais”. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Sílvio Garcia representou o prefeito Cido Sério na solenidade, que também teve as presenças de Helenice da Silva Marques e Lourival Novaes da Silva, irmãos do homenageado.
Lourival Novaes da Silva (Vavá), irmão do Célio
Os artistas plásticos, residentes ou nascidos em Araçatuba, interessados em participar do concurso aprovado por unanimidade pelo Conselho de Políticas Culturais devem fazer as inscrições na Secretaria da Cultura. O projeto é caracterizar o músico Célio Novaes da Silva sentado, tocando violino, no banco da praça (Rui Barbosa). Ao lado dele haverá espaço para tirar fotos.
Célio Novaes da Silva
                      O concurso será desenvolvido em etapas. No Dia da Música (21 de junho), as inscrições serão encerradas e, no Dia do Músico (22 de novembro) acontecerá inauguração da estátua "Célio, seu violino e sua praça", na Praça Rui Barbosa (ver cronograma completo no blog). Conforme descreveu o músico Mauro Rico, representando o CMPCA:  “Célio era estátua viva da Praça Rui Barbosa, devido à presença constante durante as noites, em conversas com amigos ou aguardando a chegada de outros músicos, como o Mazzini, o Zé Lima, o Beto Genari, o Manoel da Gaita, para saírem fazendo serenatas, sempre bem recebidas pela madrugada”. O músico faleceu durante o carnaval deste ano, no dia 15 de fevereiro.
SERVIÇO
Secretaria Municipal da Cultura
Rua Anita Garibaldi, 75
Sirlei Nogueira
29/05/2010
O regimento do concurso está neste blog.