Pesquisar este blog

Prefeitura e CPFL: projeto Rede Comunidade para Eng. Taveira

Desde janeiro a Prefeitura de Araçatuba e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) discutem a implantação do Rede Comunidade no município, um programa que tem o objetivo de promover ações educativas e de inclusão social com vistas à eficiência energética. A reunião para definir o local do lançamento oficial do projeto foi feita na tarde desta terça-feira (30), na Secretaria de Cultura.
Secretaria da Cultura, 30/3, reunião para planejamento de ações  
Estiveram presentes os secretários municipais Denise Schneider (Planejamento e Habitação), Tadami Kawata (Obras e Serviços Públicos), Hélio Consolaro (Cultura), Delcir Getúlio Nardo (Segurança), além de representantes de outras secretarias e departamentos. Pela CPFL, participou o coordenador de campo Petrônio Guerra, da empresa H. Melillo, contratada pela companhia paulista para promover ações sociais e organizar eventos.
Petrônio Guerra, coordenador de campo do projeto Rede Comunidade
No encontro, ficou estabelecido que o bairro onde será lançado o Rede Comunidade será Engenheiro Taveira, na zona rural. A indicação foi feita pela Prefeitura depois de visita ao bairro no dia 24 de março, feita pelo coordenador de campo Petrônio Guerra e pelo secretário de Cultura Hélio Consolaro. Na reunião, os participantes discutiram também detalhes sobre a realização do “Energia com Arte”, evento que vai marcar o lançamento oficial em Taveira. A atividade está prevista para acontecer no dia 10 abril, próximo sábado. Nela, haverá apresentações culturais e prestação de serviços à comunidade.

Os organizadores planejam ainda fazer uma Oficina de Aquecedor Solar e de Uso Lícito e Racional de Energia. O Rede Comunidade se estenderá durante todo o ano e é destinado à população mais vulnerável socialmente. Depois dessa etapa inicial, a CPFL vai promover a troca de geladeiras velhas por novas, além da troca de lâmpadas e regularização de fiações elétricas.


A Secretaria de Ação Social, por meio dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), mapeou e fez um levantamento das famílias mais carentes do município, que são o público-alvo do programa. Além disso, duas agentes comunitárias contratadas pela companhia de energia têm percorrido os bairros da cidade para esclarecer a população sobre o Rede Comunidade e serviços da CPFL.


Anderson Augusto Soares, assistente de Comunicação
Secretaria de Ação Social (SAS)
Fotos de Yago Monteiro
31/03/2010
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Araçatuba