Pesquisar este blog

Mais um domingo de cultura e arte na comunidade

          Moradores no Bairro Morada dos Nobres e imediações, na zona sul da cidade, tiveram um domingo diferente e cultural neste dia 25 de abril, no Cemfica do Centro Social Urbano (CSU). Durante quase 12 horas, músicos, cantores, dançarinos, artesãos, agentes culturais, sociais e servidores públicos municipais participaram de mais uma edição do Culturaça, evento que mobiliza a comunidade com o objetivo de descentralizar a produção cultural, conforme compromisso do prefeito Cido Sério.
      Culturaça é uma realização integrada entre todas as secretarias municipais, sob coordenação da Secretaria da Cultura. “Além de disponibilizar ampla diversidade cultural fora da região central, o evento possibilita uma integração entre as pastas, que é uma determinação do prefeito Cido Sério. Assim, nós temos ações diretas das secretarias da Ação Social, Esportes e Recreação, Educação, Saúde e Higiene Pública, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Segurança, Planejamento, de Obras e Serviços Públicos, além do DAEA e Procon. E participações indiretas das secretarias de Governo e Gestão Estratégica, Negócios Jurídicos e Fazenda”, detalhou o secretário da Cultura Hélio Consolaro.
          A secretária da Ação Social e primeira-dama Cidinha Lacerda participou do evento, que teve também as presenças dos vereadores Rivael Papinha, Durvalina Garcia e Cido Saraiva. Cidinha Lacerda salientou a importância do Culturaça especialmente em relação aos talentos locais. “É uma oportunidade para os artistas mostrarem os seus potenciais, seja cantando, dançando, interpretando. Enfim, nas mais variadas performances”.









O DIA CULTURAÇA
          Uma caminhada pelo bairro deu início às atividades do Culturaça, organizada pelo grupo “De bem com a vida”. Na sequência, nas dependências do CSU, aconteceram apresentações musicais e de dança, com crianças e adolescentes, alunos do Cemfica. A Fanfarra Municipal de Araçatuba (FAMA), a Orquestra Municipal de Sopros e a Banda Marcial da Fundação Mirim deram show no período da manhã.


      

           Enquanto a arte encantava aos moradores, servidores municipais participavam de maneiras diversas: aplicação da vacina contra a gripe Influenza A H1N1, orientações sobre prevenção contra a dengue, informações sobre o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bairro Juçara. O Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras marcou presença com livros e varal de poesia, em ambiente com diversas produções artesanais, oficinas de bijuteria, massinha e pintura em rosto de criança.




          Próximo à praça de alimentação, crianças participavam de leitura de obras infantis e confecção de livro com dobraduras, a partir da história lida. A ação foi coordenada por equipe da Emeb Professora Leda Aparecida de Lima Martins, do Bairro Claudionor Cinti. Atividades recreativas e esportivas também movimentaram a criançada, durante todo o dia. O judoca Fabrini Henrique da Silva, da Associação de Judô Araçatuba e Secretaria de Esportes e Recreação também esteve presente ao evento. Entre os dias 22 e 24 de abril, ele participou do Campeonato Brasileiro de Judô, em Camboriú (SC) e conquistou medalha de ouro na categoria meio-leve (até 66 quilos).






          O período da tarde-noite foi musical e começou com o som gospel do grupo Só Para Cristo. Apresentações de Hip-hop com os Irmãos Jackson, da Academia Luo Han, de MPB com Sueli Rodrigues, de pop-rock-sertanejo com o grupo Brekout e de pagode, com a banda Novo Dom completaram a programação do segundo Culturaça de 2010. Breckout e Novo Dom são grupos musicais formados por jovens residentes em bairros da zona sul.





Brekaout



Novo Dom



Texto:Sirlei Nogueira - Prefeitura Municipal de Araçatuba
Fotos: Alex Tristante e Réggis Antônio