Pesquisar este blog

Lançada campanha: “Araçatuba Contra a Dengue”


A Prefeitura Municipal de Araçatuba lançou na tarde desta quarta-feira (07) uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a dengue, que une esforços de várias secretarias municipais. Denominada “Araçatuba Contra a Dengue”, a ação será realizada em três etapas, cada uma delas com parceiros como Diretoria Regional de Ensino, instituições de ensino técnico e superior e Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (ACIA).
Vice-prefeito Carlos Hernandes confirma a importância
da integração entre as secretarias 

A iniciativa de promover uma campanha que se estenda por vários meses foi do prefeito Cido Sério, que destacou durante o lançamento a importância de uma ação constante, que ultrapasse o período de epidemia, atuando preventivamente. “Cada cidadão também é responsável pela limpeza de sua casa, e isto tem que ser hábito de cada pessoa, independente da época do ano ou da situação da doença na cidade”, reforçou.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Hernandes, dos secretários municipais Osmar Cuoghi (Saúde e Higiene Pública), Cidinha Lacerda (Ação Social), Hélio Consolaro (Cultura) e Beatriz Soares Nogueira (Educação), além do presidente da ACIA, Wilson Marinho, e da diretora regional de ensino, Aparecida Lucia Cantareira Freitas Sabino.

A primeira etapa da campanha, que se inicia hoje, consiste no concurso “Educação e Arte Contra a Dengue”, com a participação das escolas de ensino fundamental e médio. O regulamento do concurso já está à disposição dos interessados no site oficial da Prefeitura. Os alunos terão que produzir materiais com o tema central combate à dengue. As crianças da 1ª e 2 séries produzirão desenhos; as de 3ª e 4ª, histórias em quadrinhos; os alunos de 5ª e 6ª séries, poesias e os de 7ª e 8ª, artigos de opinião. Já os estudantes do ensino médio terão como tarefa a produção de rap e grafite. Todas as produções serão previamente orientadas por professores e direção das unidades e por profissionais das secretarias de Saúde e Higiene Pública e de Cultura. Para a escolha dos vencedores, haverá uma primeira fase para a escolha dos melhores trabalhos de cada unidade escolar, que deve acontecer no dia 23 de abril. A segunda e última fase será realizada na praça João Pessoa, com a premiação dos melhores trabalhos por categoria, no dia 1º de maio. Eles receberão computadores como prêmio.
Prefeito Cido diz que vai se empenhar
para que em Araçatuba, no ano de 2011,
esteja sem dengue

Esta atividade contará com a participação da Secretaria de Educação, que mobilizará os estabelecimentos de ensino; da Secretaria de Ação Social, que organizará o envolvimento das faculdades, universidades e escolas técnicas, da SOSP, que disponibilizará transporte para os materiais coletados nos mutirões, e da Secretaria de Cultura, que cuidará do regulamento e da comissão julgadora. A Secretaria de Saúde e Higiene Pública coordenará todas as atividades e será responsável pelos materiais e estrutura das ações.
Mutirão
No dia 27 de abril será lançada a segunda fase da campanha, com o início da participação dos comerciantes, prestadores de serviço, clubes de serviço, igrejas e outras entidades. A Associação Comercial e Industrial de Araçatuba propõe também que seja instituído um dia de mobilização, em que os comerciários sairão uma hora mais cedo em um dia da semana para que utilizem esse tempo na limpeza de suas casas. A segunda etapa contará também com um mutirão, executado pelas escolas técnicas e universidades junto aos imóveis dos bairros onde elas estão localizadas. Estas ações acontecerão em dois sábados, dias 17 e 24 de abril, das 7h às 12h. A segunda etapa também será concluída no dia 1º de maio, com apresentação do balanço da ação na praça João Pessoa.
Arte
A terceira e última etapa da “Araçatuba Contra a Dengue” consistirá em uma série de ações culturais como gincana, artes plásticas, cênicas, música, dança, artesanato, brinquedoteca e literatura. Esta fase foi denominada “Quando a Dengue Vira Arte”, e será realizada entre o primeiro e o segundo semestre, voltada à conscientização da população de todas as faixas etárias, com ênfase nos alunos de todas as idades, tanto da rede pública quanto particular. Os detalhes da programação, como regulamento, datas, locais, julgamento e premiação dos vencedores ainda estão sendo definidos.
Amanda Reis – Assessora de Imprensa
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Araçatuba