Pesquisar este blog

Virada Cultural Paulista – A Produção e a Gestão Cultural em foco



Palestra tem o objetivo de captar agentes culturais locais.

Nos dias 22 e 23 de maio, Araçatuba recebe a edição da “Virada Cultural Paulista”. Vários shows e espetáculos serão apresentados durante 24h. Das 18h do sábado (22 de maio) até as 18h do domingo (23 de maio) Araçatuba será palco para  diversos artistas.
Mas para que esta festa agrade a todos, na próxima segunda-feira, 22 de março, Lívia Maria Paes e Gabriela Gonçalves, Coordenadora Geral e Coordenação de Produção da Virada Cultural Paulista, respectivamente, estarão em Araçatuba proferindo a palestra “A produção e a Gestão Cultural em foco” nas dependências do teatro municipal “Paulo Alcides Jorge”. O objetivo da vinda – de São Paulo, das duas produtoras será a contratação de produtores locais para trabalharem na Virada Cultural Paulista 2010 de Araçatuba. Os interessados deverão participar da palestra e levar uma cópia do currículo profissional.
Para Alexandre Melinsky, Diretor da Cultura de Araçatuba é fundamental a participação da imprensa, nesta palestra. “Para os jornalistas que atuam e produzem matérias no setor cultural, é uma oportunidade de ficar mais por dentro das questões da produção e gestão cultural”.
As inscrições devem ser feitas – também pelo telefone- até esta sexta-feira, dia 19 na própria Secretaria da Cultura. Telefone: 3636-1270.
A palestra acontecerá da seguinte forma:
Carga Horária: 5 horas [intervalo de 15 min. pela manhã e 2h apos o almoço]
9h às 12h / 14h às 16h. 

A quem pode interessar este encontro? Profissionais da área cultural (artistas, produtores, gestores públicos e privados e etc.
De acordo com Gabriela Gonçalves, esta palestra foi pensada a partir do entendimento de que a gestão e a produção cultural acontece mediante a rede de diálogos e ações entre os agentes sociais, composta pela sociedade civil, poder público, comunidades artísticas e sociais, iniciativa privada e a população do entorno dos locais onde a produção acontece.
A idéia desta conversa dentro de um Projeto como a Virada Cultural é, antes de tudo, estreitar as relações com a produção cultural local, encontrar estratégias sustentáveis de produção e ampliar as conexões entre o projeto e a comunidade interessada. 

Conteúdo da Palestra:
O papel do produtor cultural.
Pensamento em redes: criação, cidadania, produção, difusão.
A gestão cultural: a cidade e o desenvolvimento cultural.
Parcerias com as comunidades.
Modos de produção sustentáveis.
Aspectos gerais relacionados à produção cultural.

 Sobre as Palestrantes:

Gabriela Gonçalves
Coordenação de Produção
Graduação em dança pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). É mestre em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua pesquisa de mestrado tem como tema a formação de público na arte contemporânea. Artista-produtora é integrante do Núcleo Corpo Rastreado, associação que pensa meios de produção para o desenvolvimento de projetos culturais. Professora de criação, técnica, história e produção cultural da Escola Livre da Dança (Santo André). Foi produtora do SESC SP e de diversos projetos e eventos para as secretarias de cultura municipal e estadual (São Paulo). Coordenadora de produçaõ Virada Cultural Paulista (2009 e 2010).  

Lívia Maria Paes
Supervisora Geral - Virada Cultural Paulista  
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, ingressou na produção cultural quando presidiu o seu Diretório Acadêmico em 2001. Após essa experiência, integrou a equipe do Instituto Itaú Cultural em 2003, onde participou da realização de diversos programas nas áreas de literatura e jornalismo cultural com Claudiney Ferreira.
Seu interesse hoje é o processo de gestão de projetos culturais. Atualmente compõe a equipe da UFDPC - Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo atua na supervisão geral de alguns programas de difusão sob a coordenação de André Sturm.

SERVIÇO: Palestra “A Produção e a Gestão Cultural em foco”
Local: Teatro Paulo Alcides Jorge
Dia: 22 de março (segunda-feira)
Horário: 9h às 12h
               14h às 16h
Inscrição: (18) 3636-1270 -Secretaria da Cultura
------------------------------------------------------------------------
Réggis Antônio – Assessor de Imprensa
Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura Municipal de Araçatuba
------------------------------------------------------------------------