Pesquisar este blog

Culturaça destaca artistas e integra secretarias

O palco do primeiro evento Culturaça de 2010, que reúne variadas manifestações culturais não foi na praça, a exemplo das quatro promoções de 2009. O espaço que propicia a integração das diferenças culturais, do erudito e popular, foi estruturado na Emeb Darcy Fontanely, no Jardim Palmeiras, com expressiva participação de moradores de vários bairros da Zona Norte, durante as mais de dez horas de programação organizada pela Secretaria Municipal da Cultura.

O prefeito Cido Sério, o vice-prefeito Carlos Hernandes, o secretário da Cultura Hélio Consolaro e o vereador Joaquim Pereira de Castilho participaram da abertura do evento, na manhã de domingo (21), que começou ao som da Orquestra Municipal de Sopros. Apresentações da Fama (Fanfarra Municipal de Araçatuba), de música gospel, de hip-hop, de música sertaneja raiz e show com a dupla João Ricardo e Pachequinho completaram a programação. Dentre outras opções, o público apreciou produtos do Programa Renda Cidadã, feira de artesanato, varal de poesias e exposições do museu itinerante e de artes plásticas. Crianças tiveram os rostos pintados e brincaram no pula-pula.
Hélio Consolaro e Helena, sua esposa.

Para o secretário Hélio Consolaro, “Culturaça é um evento que também mapeia a cultura de Araçatuba. Através dele descobrimos artistas que moram nos bairros, dando-lhes visibilidade”. O prefeito Cido Sério destacou o caráter de integração entre as várias secretarias municipais, como Cultura, Educação, Ação Social, Saúde, Esportes e Recreação, Segurança, Turismo e de Obras e Serviços Públicos.


No período noturno, Cido Sério retornou ao evento após a abertura da Semana da Água, na Prainha Municipal e do jogo de estreia da equipe do Basquete Clube no Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 contra Catanduva, atual campeã brasileira e que marcou o retorno de Araçatuba à elite do basquete feminino estadual. Para ele, um dos momentos marcantes foi a apresentação de folia de reis: “faz com que eu reviva parte da minha história de infância em Santo Antônio do Aracanguá, antigo Patrimônio da Mata, onde essa tradição permanece”.



DECOM - Prefeitura Mun. de Araçatuba
Sirlei Nogueira