Pesquisar este blog

Araçatuba participa do XIII Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo


Foi realizado nesta segunda-feira (1) no Parlatino – Memorial da América Latina, da capital o “XIII Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo”.
Alexandre Melinsky, Diretor da Cultura esteve representando Araçatuba. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 municípios - dirigentes culturais. O encontrou teve como objetivo contribuir de forma significativa, para que ações prioritárias possam ser estabelecidas, como programas e projetos culturais.
Carlos Augusto Calil, Alexandre Melinsky e André Sturm

        A mesa foi composta pelo Secretário da Cultura do Estado, João Sayad, André Sturm, Coordenador da Unidade de Fomento de Difusão de produção Cultural, Claudinélia Ramos, responsável pelo Patrimônio Museológico, o Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil e Fernando Lessa, Presidente da Fundação Memorial América Latina.
        A Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Ruy Cortez, abriu o encontro, tocando e cantando música raiz.
Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Ruy Cortez

        Várias realizações foram citadas, o investimento em nove fábricas da cultura foi uma delas, citadas por Sayad, que também cogitou a possibilidade de acontecer outro encontro como este, no segundo semestre deste ano. O Coordenador da U.F.D.P.C. André Sturm reforçou a importância da parceria com os municípios. Em 2009, 250 cidades participaram do Mapa Cultural Paulista, número considerado recorde pelos organizadores. Representando o prefeito de São Paulo, Calil também fez suas considerações.
        Em seguida, o microfone foi aberto aos dirigentes de cultura que puderam se manifestar com sugestões, críticas e idéias. Além da apresentação cultural, a programação contou com um almoço bem característico. Galinhada, feijão tropeiro e canjiquinha.

        
      Para Melinsky, o encontro foi além da apresentação dos projetos desenvolvidos pela Secretaria da Cultura do Estado com os municípios. “Em encontros como este é importante estarmos presentes. Só hoje tivemos a oportunidade de fazer um “corpo a corpo” com o coordenador de produção e turnês da São Paulo Cia, de dança, Luca Baldovino. Fiz um convite para que ele vá até  nosso município conhecer o “Dança Araçatuba”, que será realizado de 18 a 20 de junho. Ele se interessou e cogitou a realização de projetos com a gente!”, afirmou o Diretor da Cultura de Araçatuba. 
       Além da CIA de dança, a Associação Paulista de Arte, representada por Juliano Cassimiro e Claudinélia Ramos, responsável pelo Patrimônio Museológico também tiveram uma conversa com Alexandre. Em junho ocorre nos dias 22,23 e 24 o Encontro Paulista de Museus. 
     Alexandre considerou o encontro positivo, “Sempre que possível, precisamos aproveitar todos os encontros e idas a São Paulo. Estarmos sempre em contato com os responsáveis para a realização de parcerias e projetos é muito importante para o município”, finalizou Alexandre.