Pesquisar este blog

"Literatura de Autoajuda: barateamento da filosofia?". Esta noite. Compareça!

         
          Renato Janine Ribeiro será o palestrante da sessão anual da Academia Araçatubense de Letras (AAL) esta noite na Câmara Municipal de Araçatuba sobre "Literatura de Autoajuda: barateamento da filosofia?"
          O evento faz parte da programação dos festejos de aniversário dos 101 anos de Araçatuba. 
          Renato Janine Ribeiro nasceu em Araçatuba, 9 de dezembro de 1949- é um filósofo brasileiro. Atualmente é professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001, bem como foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009. 
          Renato Janine é um filósofo brasileiro conhecido sobretudo por seus trabalhos sobre o pensador inglês Thomas Hobbes, acerca da cultura política nas “sociedades ocidentais dissidentes” (entre as quais inclui o Brasil e a América Latina) e por sua participação no debate político brasileiro. Desde 1993, é professor titular de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH), onde começou a lecionar em 1975, tendo-se porém afastado do exercício deste cargo em 2004 para assumir a Diretoria de Avaliação da Capes, órgão legalmente incumbido da avaliação e eventual fechamento dos programas de pós-graduação existentes no Brasil, que exerceu até outubro de 2008, quando pediu demissão.
          Concluiu o curso universitário de filosofia na USP; depois, fez na Universidade de Paris I (Sorbonne) o seu mestrado em 1973. Mais tarde, já de volta ao Brasil, concluiu o seu doutorado pela Universidade de São Paulo. Iniciou-se academicamente trabalhando em cima do pensamento de Thomas Hobbes, e depois abrangeu seus temas, interessando-se por filosofia política. 

Serviço: Renato Janine Ribeiro com  "Literatura de Autoajuda: barateamento da filosofia?"
Local: Câmara Municipal de Araçatuba - Praça 9 de Julho, 26, centro.
Dia: HOJE 4/dez
Horário: 20h
Gratuita.