Pesquisar este blog

Sistema Estadual de Museus promove encontro na cidade

Nesta segunda-feira (21), responsáveis pelos museus de Araçatuba e região reuniram-se no auditório do Paço, na prefeitura, com Cecília Machado, diretora do Sistema Estadual dos Museus da Secretaria do Estado da Cultura, coordenadora do encontro.


No início da reunião os participantes se apresentaram e em seguida foram trocadas informações sobre a atuação do SISEM (Sistema Estadual de Museus). Os representantes das cidades participantes se apresentaram e expuseram as dificuldades e as necessidades encontradas por cada um. Araçatuba, Andradina, Castilho, Guararapes, Ilha Solteira, Penápolis, Pereira Barreto e Valparaíso participaram.
Nesta reunião ficou decidido que ocorrerão encontros periódicos. No mês de outubro Penápolis irá sediar o Treinamento de Equipes Administrativas e de Apoio, nos dias 7,8 e 9 que visando a capacitação dos funcionários.Já em novembro, em data ainda a ser definida, em Araçatuba o curso de Elaboração de Projetos Museológicos.


A importância deste curso segundo Carlos Paupitz, Chefe de Serviço do Patrimônio Histórico Cultural e Artístico do Museu “Marechal Cândido Rondon” de Araçatuba é muito importante à capacitação de funcionários. “90% dos museus do interior não têm gente capacitada para trabalhar”.

Paupitz disse ainda que as cidades envolvidas pretendem montar um roteiro turístico dos museus da região.A informatização dos mesmos também é outro objetivo.