Pesquisar este blog

*CARNAVAL - São Lucas escolhe ARAÇATUBA como enredo

*Matéria publicada no jornal Folha da Região da edição do dia 26/07/2009

Araçatuba
Sérgio Teixeira
Jornal Folha da Região

A escola de samba do carnaval paulista Unidos de São Lucas escolheu Araçatuba como tema para seu desfile do próximo ano. O grupo levará para o Sambódromo do Anhembi o enredo "Nos trilhos do tempo, a terra dos Araçás". Em agosto, o samba-enredo vencedor da disputa que está ocorrendo internamente será apresentado para os integrantes.


Segundo o presidente da agremiação, Marcos César Politi, a escolha de Araçatuba como tema se deu por meio de uma escolha entre muitos outros assuntos. "Achamos que Araçatuba é um bom tema pela relevância da história da cidade", explica.
A Unidos de São Lucas integra atualmente o terceiro grupo das escolas de samba de São Paulo. O presidente acredita que a agremiação terá um bom resultado com esta proposta, voltando ao grupo de acesso dos desfiles, que abre caminho para o grupo especial.


No total, nove letras falando sobre Araçatuba foram inscritas no primeiro processo seletivo, restando atualmente somente os três melhores eleitos pelos integrantes da São Lucas. O resultado será conhecido no dia oito de agosto, pois no dia 22 o samba será apresentado pela primeira vez na festa de aniversário de 29 anos da escola.
"Estamos com alguns esboços dos projetos das alas e das alegorias prontos. Apesar de não serem definitivos, os resultados iniciais agradaram bastante os integrantes", explica Politi. Na montagem provisória do desfile, a São Lucas deve entrar na avenida com 16 alas, quatro carros alegóricos e três casais de mestre-sala e porta-bandeira.



A previsão é a de que 1.600 componentes desfilem pela escola que tem como cores oficiais vermelho, branco e preto. Um dos passistas que sairá pela São Lucas é o prefeito de Araçatuba, Cido Sério (PT), que desde
2005 participa dos desfiles pela agremiação. "No próximo ano, terei um motivo a mais para participar do carnaval da São Lucas", afirma.


PROJETO
O esquema inicial do desfile pretende trazer índios caingangues para a comissão de frente, representando os primeiros habitantes do município.
O carro abre-alas será lembrado por uma locomotiva intitulada "Trilhos da Evolução". Quatro nacionalidades (japonesa, italiana, espanhola e
portuguesa) serão representadas em alas próprias para destacar a formação étnica da população.


As baianas virão vestidas de sinhazinhas, sendo seguidas pela ala dos barões do café. Outros elementos de importância econômica (cana-de-açúcar, cultura bovina e festas agropecuárias) também foram contemplados pelo enredo.

PESQUISA
Politi revela que o projeto "História em Fascículos", lançado pela Folha da Região, em julho do ano passado, serviu como documento de pesquisa histórica para as bases do enredo da Unidos de São Lucas. O projeto foi desenvolvido por uma comissão de pesquisadores e historiadores do município, coordenada pelo professor Hélio Consolaro, atual secretário da Cultura de Araçatuba.
"Ao sistematizar a história, como foi feito nos fascículos, os fatos passam a pertencer a todos. Esse é um fruto (a utilização dos
fascículos) positivo para o trabalho desenvolvido pela equipe", comenta Consolaro.
O livro "Com Véu de Alegoria - Cem Anos de Carnaval de Araçatuba", do jornalista Arnon Gomes, também foi usado para a pesquisa histórica.


SAMBAS-ENREDOS QUE CONCORREM

Araçatuba
Hoje a festa é pra você
Orgulho da nação
Minha paixão
Meu bem querer

Terra do Araçá
Minha São Lucas vai contar a sua história Eu vou viajar O trem do tempo vai fazer a trajetória Quando o imigrante ali chegava A semear Terra caingangue até então Com sementes da evolução Tendo a cultura miscigenada Costumes e religiões Diversidade em manifestações

O aroma do café
Vem do cafezal
Sinhá preparou
Mandou me chamar
Pro café saborear

É tempo de revolução
Cultivar algodão é a nova opção
Mas vai chegar
Um tempo mal
De devastar
E os frutos bons dessa terra
Vão secar
E assim fluiu
Um novo tempo onde a cidade enfim cresceu Revolucionaria Araçá Agropecuária Rio Tietê O eixo da evolução do lugar E o doce da cana tá no ar

Festa do boi gordo
Noite de alegria
Vem festejar na terra dos Araçás

Compositor: Bruno Leite

É paixão, devoção pra vida inteira
Se liga minha escola vem aí, pode aplaudir É a São Lucas mais valente e guerreira

Nos trilhos do tempo viajei...
Uma linda história vou mostrar
Um lugar como sempre sonhei
Terra dos Araçás
Tudo começou numa pequena estação
Imigrantes trazem sua fé
E cada um com sua religião
Nos casarões, barões e sinhazinhas do café

Pra defender esse chão e um mundo melhor criar Um salve aos que lutaram na revolução Ao algodão vou colher, vou ver o gado engordar Que maravilha esse é o meu lugar

Águas cristalinas, o Tietê corta a região Brota a cana-de-açúcar, combustível da nação Chega o progresso, a indústria se espalhou Com o desenvolvimento minha terra não mudou É preciso reciclar pra não faltar Sou consciente tenho boa educação Tantas festas, tradições a encantar Araçatuba mora no meu coração

Compositores: Bola, Aleks MDC, Sales do Cavaco, Betto Joia


É carnaval! Vem meu amor viajar
Rumo à Terra dos Araçás
Minha São Lucas vai te levar

Na locomotiva da história embarquei
E sobre os trilhos de outrora eu passei
Para decantar uma trajetória de esplendor Eu vi o "Dono da Terra" feliz habitar As verdes matas do doce fruto Araçá Eu vi também o imigrante chegar Com a esperança no olhar e a fé no coração Barões do Café e as Sinhás com muito luxo eu vi passar Um "Branco Mar" encantou o meu olhar Eu avistei bravos guerreiros em união lutando na Revolução

O sim do berrante ecoa no ar
Eh! Vaqueiro toca o boi gordo que eu quero ver A pecuária se desenvolver

Me emocionei ao ver a fonte da vida
Oh! Tietê deságua tuas águas cristalinas Com a cana-de-açúcar a evolução Da tecnologia à industrialização Passando pelas "ruas do progresso"
Aprendi que reciclar é a solução
São mentes brilhantes feitos relevantes no cenário mundial Desembarquei, agora eu quero festejar Araçatuba é o meu lugar, para sempre vou te amar

Compositores: Xandinho, Edu Silva, Vânia Cordeiro, Paulinho Redação, Rodrigo Atração, Tuca Maia, André Filosofia, Walter Jr., Edson Liz, Fabinho, Saulo Mesquita