Pesquisar este blog

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - Cinema SESC

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
CINEMA





De quantas histórias o samba é capaz?

O SESC (Serviço Social do Comércio) apresenta gratuitamente nesta quarta-feira (11), às 20h, a seleção de curtas “Cinesamba”, na sede da escola de samba Caprichosos, em Araçatuba.
É natural pensar que samba e cinema brasileiro se combinam. Neste programa, quatro curtas retratam personagens reais da história do samba, de forma ficcional. Partindo do momento em que Donga cria “Pelo Telefone”, tido como o primeiro samba de todos os tempos, o programa passa por dois sambistas da mais alta grandeza, Moreira da Silva e Noel Rosa; para acabar na famosa rixa do último com Wilson Batista.
A exibição faz parte do projeto Batucada, que aproveita os momentos que antecedem o início da folia, para reunir acadêmicos e população num momento de descontração e samba, no próprio espaço de criação.
Na próxima semana, dia 18, o encontro será na escola de samba Sonho e Fantasia, com o documentário “Cartola – Música para os Olhos (2006)”.
Utilizando linguagem fragmentada, o documentário traça um painel da formação cultural do Brasil e a história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres.

PROGRAMA CINESAMBA

Com que Roupa? (1996)
Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba "Com que Roupa?"
Direção: Ricardo van Steen/Duração: 18 min/Gênero: Ficção/ Classificação etária: 14 anos

Do Dia em que Macunaíma e Gilberto Freyre Visitaram...(1997)
Com Tia Ciata, Freyre, Macunaíma e samba no nascimento de uma nação.
Direção: Sérgio Zeigler e Vitor Angelo/Duração: 23 min/Gênero: Ficção/ Classificação etária: 14 anos

Operação Morengueira (2005)
Após invasão da Lapa por um bando de terroristas, boêmio incauto tem uma visão mediúnica de Kid Morengueira, recebendo o velho malandro a missão de acabar com a xavecagem no bairro boêmio. Super bang-bang inspirado nos sambas de breque de Moreira da Silva e Meguel Gustavo.
Direção: Chico Serra/ Duração: 16 min/Gênero: Ficção/ Classificação etária: 14 anos

Polêmica (1998)Filme musical, chanchada mediúnica e documentário. Dupla de vagabundos recebe os santos Noel Rosa e Wilson Batista. Incorporados e à solta no carnaval carioca, revivem a famosa e polêmica rivalidade dos anos 30, que inspirou sambas antológicos como ”Palpite Infeliz”, “Rapaz Folgado” e “Feitiço da Vila”.

Direção: André Luiz Sampaio/ Duração: 21 min/Gênero: Ficção/ Classificação etária: 14 anos





SERVIÇO – A escola de samba Caprichosos fica na avenida dos Araçás, 8, Centro,
em Araçatuba. Informações pelo telefone (18) 3608-5400. Grátis.



Mais Informações
Programação Cultural
SESC Birigui
Clóvis Ribeiro
(18) 3642-7040
Polo Avançado do SESC – Araçatuba
Graziela Nunes/ Mazé Tavares
(18) 3608- 5400